Publicado em: 15/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:29

Evento sobre a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência acontece no sábado

SOCIAL - O evento acontecerá na sede da entidade, localizada na Avenida Praiamar, 1140, Vila Loty, das 15 às 17 horas

Neste sábado (16), a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a entidade Receber, Doar, Doar e Receber (RDDR) realizará ação sobre a “Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, comemorada entre 21 e 28 de setembro. O evento acontecerá na sede da RDDR, localizada na Avenida Praiamar, 1140, Vila Loty, das 15 às 17 horas. A ação contará com o apoio do Centro aos Deficientes de Itanhaém (CODI) e abre debates sobre o dever da igualdade para inclusão.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Durante a ação, serão oferecidas palestras com a assistente social Silvana Rodrigues Costa, que vai debater o novo Estatuto da Pessoa com Deficiência; Matheus Alves Candeiros, atendido pela entidade; e Marcos Antônio de Andrade, vice-presidente da RDDR. Além disso, haverá uma apresentação de ginástica artística com o Grupo de Balé da Associação Crescer e Viver do Gaivota e, encerrando as atividades, haverá uma confraternização no final da tarde.

O objetivo é quebrar tabus e vencer os obstáculos da desigualdade, numa luta pelos direitos das pessoas com deficiência e para que a inclusão se torne efetiva, preparando e amparando-as diante das dificuldades da vida. Para isso, é fundamental o apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e diversas outras.

A presidente da RDDR, Maria Aparecida da Silva, também destacou a importância dessa ação. “Realizar um evento que chama atenção da sociedade sobre a pessoa com deficiência é uma forma de expor a importância da união de todos na busca por um mundo mais igual. Procuramos oferecer os melhores serviços para os nossos atendidos. Então, uma ação como esta mostra a importância desse serviço social a toda população”.

De acordo com levantamento realizado em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 23,9% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência, considerando os quatro tipos – auditiva, visual, física e intelectual. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1982, e oficializado por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Palavras-chave: , , , , ,