Prefeitura de Itanhaém | Tartarugas serão devolvidas ao mar em ação de limpeza nas praias de Itanhaém

Publicado em: 15/09/2017 - Última modificação: 15/09/2017 - 15:45

Tartarugas serão devolvidas ao mar em ação de limpeza nas praias de Itanhaém

PRESERVAÇÃO - Atividades em parceria com a Prefeitura de Itanhaém acontecerão no domingo, no Centro e no Cibratel

As iniciativas são das organizações não-governamentais (ONGs) Instituto Gremar e Associação de Ecologia Tucuxi

No fim de semana do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, Itanhaém será palco de uma ação transformadora em diversas praias. As ações acontecerão no domingo (17) nas praias do Centro e Cibratel, com destaque para a devolução de tartarugas ao mar na primeira. As iniciativas são, respectivamente, das organizações não-governamentais (ONGs) Instituto Gremar e Associação de Ecologia Tucuxi, ambas em parceria com a Prefeitura de Itanhaém.

O horário de início é o mesmo para as duas atividades, às 9 horas. No Centro, os participantes receberão luvas, sacos de lixo e fichas para catalogar o material encontrado. No final, haverá uma pesagem, que servirá para avaliar quais materiais estão impactando o ambiente. Também na atividade do Gremar, está prevista a soltura de cinco tartarugas-verdes que passaram por reabilitação, a partir do meio-dia.

Já no Cibratel, a ação promovida pela Associação Tucuxi terá abertura com apresentação do grupo “Associação de Capoeira Unidos da Regional”. A coleta de resíduos começa às 10 horas, e ao mesmo tempo haverá recreação para as crianças. No encerramento, a partir das 14 horas, haverá um trabalho de conscientização ambiental.

Além disso, no sábado (16), a ONG Ecosurf organizará uma atividade similar na Praia dos Pescadores, com início às 9 horas.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA EM RIOS E PRAIAS – A iniciativa, também conhecida pela sigla DMLRP, é apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). As atividades promovidas na data vão além da coleta do lixo, passando por campanhas educativas, plantio de árvores e até mesmo apresentações culturais com foco na conscientização das pessoas.

Palavras-chave: , , ,