Publicado em: 18/09/2017 - Última modificação: 18/09/2017 - 10:25
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Tartarugas voltam ao mar em dia de limpeza de praias em Itanhaém

MEIO AMBIENTE - Mutirões foram organizados nas praias do Centro e do Cibratel



A realização foi das organizações não-governamentais Instituto Gremar e Associação de Ecologia Tucuxi

Compatilhar:

Neste domingo (17), em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, Itanhaém foi palco de duas ações em diferentes praias da Cidade, no Centro e no Cibratel. Além do mutirão para coleta de resíduos, a soltura de quatro tartarugas-verdes no mar foi o destaque do dia. A realização foi das organizações não-governamentais Instituto Gremar e Associação de Ecologia Tucuxi, respectivamente, com apoio da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Para atrair os banhistas, a atividade no Centro teve a exibição de quadros, fotografias e espécies taxidermizadas de animais marinhos, além de apresentações musicais. A procura por resíduos durou aproximadamente uma hora e meia, envolvendo 500 voluntários e totalizando 415 kg coletados. O material mais comum foi a bituca de cigarro, com quase 10.000 exemplares encontrados – pelo seu tamanho, dificulta a remoção, embora seja um dos mais perigosos por conta de seus componentes tóxicos.

As tartarugas foram resgatadas pelo Instituto Gremar, que tem nova sede em frente ao popular “Praião”. Thiago Augusto do Nascimento, biólogo e assistente técnico de base, explicou a ação. “Elas são juvenis, foram encontradas em situação adversa nas praias de Itanhaém e das cidades vizinhas. O tratamento de cada uma durou aproximadamente 40 dias. Após todo o processo, aproveitamos esta ocasião especial para marcar o retorno delas ao mar”.

Já no Cibratel, a limpeza ficou a cargo da Associação de Ecologia Tucuxi, que realizou atividades recreativas para as crianças. Outras atrações foram uma exibição de capoeira e a distribuição de mudas. “Estamos trabalhando em cinco vertentes: ambiental, social, cultural, desportivo e histórico. A visão da gente é bem ampla nesse sentido e esperamos que as pessoas também tenham essa consciência. Nosso foco é atrair as famílias e orientar as futuras gerações”, disse Luiz Eduardo Gonçalves, presidente da entidade. No geral, foram 112 kg recolhidos, sendo 47 kg apenas de objetos de plástico.

O prefeito Marco Aurélio Gomes acompanhou o evento e, a convite dos organizadores, participou da soltura de uma das tartarugas, acompanhado do vice-prefeito Tiago Cervantes e de outros secretários municipais. “Apoiamos totalmente a iniciativa destas ONGs e, inclusive, foi uma honra fazer parte desta ação. Só de ver a emoção de todos os presentes, já deu para perceber que o recado foi transmitido”, disse Marco Aurélio.


Palavras-chave: , , , , , , , ,