Serviços
acessibilidade



Publicado em: 19/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:29
[email protected]

Jovem itanhaense faz bonito em competições de ciclismo

ESPORTE - Camila Cristina Defendi Pinheiro, de 14 anos, ganhou a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba (Paraná)



A atleta itanhaense (ao centro, com o número 251) disputará o Campeonato Brasileiro de Ciclismo Pista, no Rio de Janeiro, em novembro

Compartilhar:

A próxima geração de talentos esportivos de Itanhaém vai fazendo bonito nas competições pelo Brasil. É o caso da jovem ciclista Camila Cristina Defendi Pinheiro, de 14 anos, que no último mês conquistou o bronze nos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba (Paraná), e também foi campeã da 20ª Edição da Volta Internacional do Grande ABCD, na categoria juvenil.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os Jogos começaram no último dia 11, e Camila participou de três provas: contrarrelógio (o atleta corre sozinho e quem fizer o menor tempo vence), critério (os três melhores em cada volta somam pontos) e resistência, a única que não é disputada em um velódromo e sim na estrada – neste caso específico, foi realizada no Autódromo de Curitiba.

No total, foram 32 competidoras na categoria de 12 a 14 anos. A itanhaense ficou na 8ª posição na primeira, sofreu uma queda quando liderava a segunda etapa e, por fim, conquistou a medalha de bronze na resistência. A prova, considerada uma das mais difíceis do ciclismo, representa um bom histórico para ela, que foi campeã na etapa estadual dos Jogos Escolares, em Americana (São Paulo).

Camila pratica o esporte desde os 8 anos, influenciada pelo pai, Marcelo Pinheiro, que também foi atleta. Para alcançar seus objetivos, a rotina de atividades é incansável. “Treino todos os dias, na estrada. Não descanso sequer no fim de semana”, conta a jovem, que concilia as atividades e as competições (que disputa pela equipe do Memorial Santos) com os estudos na EM Silvia Marasca.

O pai, que também atua como uma espécie de treinador, monta as atividades para que tanto o aspecto físico como o técnico sejam trabalhados. “Acompanho todos os treinos com ela. Se não estiver na bicicleta, vou de carro, sempre de olho para ajudar”, conta Marcelo.

Agora, a próxima parada é o Rio de Janeiro, com o Campeonato Brasileiro de Ciclismo Pista. A competição começa em 25 de novembro no Velódromo, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 2016. “Estou muito ansiosa para conhecer o local. Espero, quem sabe, voltar com uma medalha de lá”, conta Camila.


Palavras-chave: , , ,