Publicado em: 21/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Ações em prol do meio ambiente marcam o Dia da Árvore

SUSTENTABILIDADE - Mudas foram plantadas no Paço Municipal e na Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso

O Dia da Árvore, comemorado nesta quinta-feira (21), foi marcado por diversas ações da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. No Paço Municipal, juntamente com a divulgação dos vencedores do Concurso de Poesias Varal Verde, mudas foram plantadas nas proximidades. Outro evento similar ocorreu na Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso, com apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, onde os alunos ajudaram com a plantação. As mudas foram cedidas pelo Viveiro Municipal, que fica no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém.

Comemoração do Dia da Arvore

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No Paço, foi realizado o plantio no jardim e também na Praça Nilo Soares, localizada em frente ao estacionamento da Prefeitura. A atividade contou com a presença de diversos secretários municipais e cada um deles plantou uma muda. Estiveram presentes Cristina Toledo, de Obras e Desenvolvimento Urbano; Douglas Luiz Rodrigues, de Fazenda; Eliseu Braga Chagas, de Desenvolvimento Econômico; Fábio Crivellari, de Saúde; Mara Figueiredo, de Habitação; Osvaldo Menale Júnior, de Gestão e Controle; Ruy Santos, de Planejamento e Meio Ambiente; Silvio Lousada, de Comunicação Social; e Vinícius Camba, de Serviços e Urbanização.

O secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Ruy Santos, destacou o aspecto simbólico da data. “O fato de realizar o plantio no Dia da Árvore torna tudo isso especial. O mais importante desta ação é a conscientização das próximas gerações sobre a preservação das árvores, pois, se cada um fizesse um plantio em frente à sua casa, mudaríamos o panorama do nosso ambiente”, conta.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, participou da ação na EM Eugênia Pitta, e ressaltou a experiência vivida pelos alunos. “O trabalho com a sustentabilidade é necessário não apenas para o desenvolvimento das cidades, mas também para garantirmos um futuro melhor. É com base nesses conceitos que os alunos da Rede Municipal estão se conscientizando”, explica.

Na escola, foram exibidas maquetes de diferentes tipos de energia, elaboradas por alunos do 6º e 7º anos, que fizeram também uma apresentação de música. As estudantes Sthefany Ribeiro e Thais Chrystinna, ambas de 12 anos, e Loren Dias, de 13 anos, falam sobre a ação. “A plantação é uma forma de ser educado tanto com o meio ambiente, quanto com a escola”, concordam.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A programação especial do Dia da Árvore segue nesta sexta-feira (22), na Sala de Leitura Harry Forssell, localizada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). O espaço receberá uma oficina de contação de histórias, que será dividida em quatro sessões: às 9 horas, com Ana Maria Ferreira; às 10 horas, Lya Deluque Vasques; às 14 horas, Juvanete Silva Braga Alves; e finalizando, às 15 horas, Isabel Cristina de Pontes.

As apresentações serão abertas ao público, com participação de crianças dos projetos Cambucá, Flores da Mata e Franklin Fray Martins, e alunos das escolas EM Silvia Regina Schiavon Marasca, EM Luiz Gonzaga Silva Fonseca e EM Edson Baptista de Andrade.

CONCURSO DE POESIAS VARAL VERDE – Os vencedores foram anunciados nesta quinta-feira (21), no Paço Municipal, e terão suas obras expostas no Centro Histórico da Cidade no próximo sábado (23), na Praça Narciso de Andrade, a partir das 14 horas. Na ocasião, haverá também uma edição da Feira de Trocas de Livros realizada pelo Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente (Comdema), distribuição de mudas e contação de histórias.

Palavras-chave: , ,