Publicado em: 25/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:26

Campanha de Vacinação contra Raiva Animal termina hoje

ANTIRRÁBICA - A aplicação da dose é em animais com mais de quatro meses de vida

No ato da vacina, é importante que o responsável possua em mãos a caderneta de vacinação do animal de estimação

A Secretaria Municipal de Saúde realiza até quinta-feira (5) a Campanha de Vacinação Antirrábica. O objetivo é imunizar 26 mil cães e gatos contra a raiva, uma doença letal aos animais e transmissível às pessoas, cuja contaminação corre por mordidas e arranhões. A campanha está em diferentes regiões do Município, conforme cronograma abaixo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A aplicação da dose é em animais com mais de quatro meses de vida. Não é recomendada a imunização aos felinos e caninos que estiverem debilitados, em uso de antibióticos e, no caso de fêmeas, prenhas. Os cães devem ser levados a um dos pontos de vacinação de coleira e focinheira, em caso de animais bravos. Já os gatos devem estar em caixa de transporte para evitar acidentes ou fugas.

“É ótimo este trabalho porque é uma forma de imunizar os animais ao mesmo tempo em que cuidamos da nossa própria saúde, já que a raiva pode ser transmitida ao humano, neste caso, aos donos. Esta vacina nos dá uma espécie de segurança”, conta Rosilene Fernandes de Souza, de 44 anos, técnica de enfermagem. Ela tem quatro cães da raça chow-chow. “Eles são meus filhos, pertencem à família”.

No ato da vacina, é importante que o responsável possua em mãos a caderneta de vacinação do bicho de estimação. A raiva é uma doença viral que compromete o sistema nervoso central e altera a coordenação motora do animal, causando dilatação das pupilas e contrações musculares e faciais.

Confira a tabela:

QUINTA-FEIRA (5)