Publicado em: 25/09/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:29

Itanhaém é a 2ª cidade da Região e 22ª do Estado no Município VerdeAzul

MEIO AMBIENTE - Cidade teve a nota 70,16; foram avaliados 571 municípios

Selo VerdeAzul

Neste mês, Itanhaém recebeu mais um reconhecimento estadual por suas políticas públicas em prol do Meio Ambiente. A Cidade ficou em segundo lugar na Região Metropolitana da Baixada Santista – 22ª em todo o estado de São Paulo – no Ranking Ambiental Paulista, do Programa Município VerdeAzul (PMVA), com a nota 70,16. Foram avaliados 571 municípios, sendo que 106 receberam a pré-certificação. A classificação completa pode ser vista no link. O Ranking Ambiental Paulista 2017 sairá no fim do ano.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No total, são avaliados dez quesitos para a elaboração da nota e do ranking: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Nesta última diretiva, Itanhaém ficou com nota dez na avaliação do Município VerdeAzul.

O programa foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, com o propósito de medir a eficiência da gestão e descentralizar a política ambiental, valorizando a base da sociedade. O certificado VerdeAzul garante à Administração Municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

EFICIÊNCIA – Esta não é a primeira classificação de Itanhaém, que tem obtido pré-certificados consecutivamente desde 2012 e no fim do ano passado ocupou o 32º lugar no ranking geral. A Cidade também recebeu o Prêmio Franco Montoro – em homenagem ao ex-governador de São Paulo – como reconhecimento pelas ações desenvolvidas.

Palavras-chave: , ,