Publicado em: 02/10/2017 - Última modificação: 16/10/2017 - 09:42

Censo Agropecuário inicia levantamento para mapear atividades na área rural

IBGE - A iniciativa visa identificar e conhecer as características e produção dos estabelecimentos agropecuários do País

Pesquisa fornecerá dados suficientes para a elaboração de estatísticas voltadas às políticas públicas

Identificar e conhecer as características e a produção dos estabelecimentos agropecuários do País, levantando dados sobre a agricultura, a extração vegetal, a silvicultura, a criação de animais de grande, médio e pequeno porte, de abelhas, de bichos-da-seda, aquicultura, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. Este é o objetivo do Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciado no último dia 2. Em Itanhaém, as visitas às propriedades em áreas rurais começam nos próximos dias.

“Um trabalho importante que servirá de base para estabelecermos novas ações no setor da agricultura familiar, na qual o Município é referência nacional”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Eliseu Braga Chagas. “Nossa parceria com os agricultores vem sendo fortalecida com a aquisição dos produtos para o programa de Alimentação Escolar (PAA/PNAE), que é feita por meio do Banco de Alimentos, cuja nova sede será entregue nas próximas semanas”.

A pesquisa fornecerá dados suficientes para a elaboração de estatísticas voltadas às políticas públicas. Os questionamentos mostrarão o total de estabelecimentos e o que produzem, a utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras, entre outras informações referentes a este setor. Em Itanhaém, a estimativa é de que todas as áreas sejam visitadas até o fim de fevereiro de 2018.

O Censo tem como finalidade mostrar a realidade da produção agropecuária na região e no país. Além destes dados, o IBGE apresenta outros levantamentos como, por exemplo, a produção pecuária, agrícola municipal e as trimestrais da agropecuária. No Censo deste ano há uma novidade: a identidade do recenseador poderá ser confirmada por meio do QR Code, um código que cada um deles levará no crachá. O algoritmo redirecionará para o site do IBGE.

Palavras-chave: , , , ,