Publicado em: 05/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Itanhaém tem programação especial na Semana Benedicto Calixto até domingo

TRIBUTO - Em homenagem ao pintor, objetos, banners, fotografias e poesias fazem parte da exposição

Programação especial é realizada em diferentes pontos da Cidade

Comemorando a LIV Semana Benedicto Calixto, em homenagem a um dos maiores artistas plásticos da história brasileira, nascido e criado em Itanhaém, os espaços culturais da Cidade têm programação especial até o próximo domingo (29), conforme cronograma abaixo com os locais.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A lei sobre a Semana Benedicto Calixto foi instituída no dia 31 de dezembro de 1963, nº 690. Os tributos ao pintor que estarão expostos são objetos pessoais do próprio Benedicto, banners, fotografias e poesias sobre o artista. Sarau e pintura ao ar livre também fazem parte da programação.

No Museu Nossa Senhora da Conceição estarão itens da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, de Santos, como maleta de pintura com 5 pincéis, maleta de couro (fotográfica), câmera fotográfica, bengala e revelação fotográfica com caixa de papelão.

Os demais locais que receberão homenagens sobre o artista são o Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim, a Pinacoteca Municipal de Itanhaém, o Convento Nossa Senhora da Conceição e a Sala de Leitura Harry Forssell.

CARREIRA – Calixto começou a traçar seu destino ainda muito jovem, aos oito anos de idade. Expandiu suas habilidades para as áreas da história e fotografia. Acostumado a registrar paisagens pelas lentes do equipamento fotográfico, tornou-se pioneiro no Brasil a pintar a partir de fotos.

O pintor morou em Itanhaém até seus 16 anos, quando sua família se mudou para Santos, onde teve um começo de vida humilde, sobrevivendo da pintura de muros e placas de propaganda. Por convite do irmão mais velho, dos 17 aos 18 anos, morou em Brotas, no interior de São Paulo.

Em 1877, retornou a Itanhaém para se casar com sua prima de segundo grau, Antônia Leopoldina de Araújo. De volta a Brotas, continuou pintando paisagens das fazendas locais e retratos de grandes cafeicultores. Em 1881, deixou Brotas para voltar a Itanhaém para o nascimento de sua primeira filha, Fantina. No final desse mesmo ano se transferiu com a família para Santos, onde passou a pintar paisagens nos tetos e paredes das mansões de comerciantes. Depois, fez sua primeira exposição no salão do jornal Correio Paulistano, em São Paulo.

MORTE — Faleceu de infarto no dia 31 de maio de 1927, em São Paulo, na casa de seu filho Sizenando, para onde tinha ido com a intenção de comprar material para terminar duas telas para a Catedral de Santos. Foi enterrado no cemitério do Paquetá, em jazigo perpétuo doado pela Prefeitura de Santos.

Confira a programação com os horários e locais:

Até 29/10 – Exposição de Telas – XXI Salão de Artes Plásticas
Local: Pinacoteca Municipal de Itanhaém – Praça Carlos Botelho, 48, Centro
Horários: Terça a sexta, das 9 às 17 horas; fins de semana, das 11 às 17 horas

Até 29/10 – Exposição Fotográfica – “Inspirações de Calixto”
Local: Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo – Praça Carlos Botelho, 149, Centro
Horário: Segunda a sexta, das 9 às 17 horas; fins de semana, das 11 às 17 horas

Até 29/10 – Homenagem – “Calixto no Museu”
Local: Museu Conceição de Itanhaém – Praça Narciso de Andrade, Centro Histórico
Horário: Segunda a sexta, das 9 às 17 horas; fins de semana, das 11 às 17 horas

Até 29/10 – Exposição de Telas Coletiva
Local: Convento Nossa Senhora da Conceição – Centro Histórico