Serviços
acessibilidade



Publicado em: 11/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28
[email protected]

Horário de verão inicia na madrugada deste domingo: adiante seu relógio em uma hora

PREPARE-SE - Objetivo do ajuste é reduzir o consumo de energia e aproveitar o máximo a iluminação natural



Mudança é valida para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e se estenderá até meia-noite do terceiro domingo de fevereiro, dia 17

Compartilhar:

O horário de verão deste ano inicia à meia-noite de domingo (15), quando os ponteiros deverão ser adiantados em uma hora. A mudança é valida para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e se estenderá até meia-noite do terceiro domingo de fevereiro, dia 17. O objetivo do ajuste é reduzir o consumo de energia e aproveitar a iluminação natural.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Desde 2008, são estabelecidas nacionalmente datas para o período de início e de término do horário de verão, justamente para promover o consumo consciente e econômico de energia, quando um maior número de aparelhos eletrônicos (ventilador e ar condicionado) está em funcionamento.

Os dias serão mais longos apenas para os moradores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Apesar de ganhar uma hora a mais de sol, a mudança exige adequação com relação à rotina e aos hábitos diários.

RECOMENDAÇÕES – Para uma adaptação tranquila ao novo horário, é importante dormir alguns minutos mais cedo nos dias que antecedem à mudança. Além disso, situações estimulantes no fim da tarde ou no período da noite devem ser evitadas. Quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo em relaxar. A melatonina, hormônio regulador do sono, é acionada pela falta de luz e sofre alteração com a mudança de horário.

 

Também não é recomendado comer demais no jantar ou dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, ler livros ou ver filmes estimulantes nas horas que antecedem o sono. Evite o consumo de café ou chá preto, que também causam este efeito. Para aqueles que tomam medicação, o horário do relógio deve ser seguido.


Palavras-chave: , , , , , ,