Publicado em: 11/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Praia, câmera e ação: pontos turísticos são cenários favoritos para selfies

BEM NA FOTO - Imagens registradas de celular dão vida e um colorido especial às histórias narradas, principalmente quando os cliques são captados em paisagens

Muitos cliques são captados em pontos turísticos, perfeitos para quem adora caprichar na selfie

Antes, os momentos eram sentidos na pele e eternizados na memória. Hoje, por causa das novas tecnologias, as experiências são compartilhadas aos familiares e amigos, que mesmo distantes fazem questão de vivenciar cada detalhe. As fotos tiradas de celular ganham vida e dão um colorido especial às histórias narradas, principalmente quando os cliques são captados em pontos turísticos, perfeitos para quem adora caprichar na selfie e garantir mais curtidas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Encantada com um dos pontos turísticos mais visitados em Itanhaém, a estudante Camila Amorim Menezes de Jesus, de 10 anos, não se cansa de aproveitar a praia nos dias de sol. “Quando minha família está no litoral, adoro aproveitar a água salgada”, conta a menina que também é youtuber nas horas vagas. “Moro em Suzano, mas sempre que tenho um tempo falo no meu canal sobre brincadeiras, passeios”. Ela aproveitou o dia para registrar algumas fotos na Nova Orla, as famosas selfies. “Já tirei, já postei. Insiro tudo nas minhas redes sociais”.

Os Menezes de Jesus gostam mesmo é de curtir o tempo livre em família, desde o mergulho pelas belezas naturais, como a Boca da Barra, a Praia dos Sonhos, a Praia do Centro, até a descoberta das histórias por trás dos pontos turísticos, como a Passarela e a Cama de Anchieta, que contam um pouco da passagem de São José de Anchieta por Itanhaém. “Visitamos a Cama de Anchieta todas as vezes que viemos para cá. E a cada encontro, uma novidade, um registro”, conta a decoradora Daniele Ribeiro de Amorim, de 38 anos. Sempre que vem para a Cidade, a família fica hospedada na residência de parentes. “Venho para Itanhaém desde criança, agora é a vez das minhas filhas aproveitarem”.

É o que Ana Júlia Amorim Menezes de Jesus, de 15 anos, tem feito desde que pisou os pés nas areias do Município. “Já tirei algumas fotos, mas agora quero aproveitar cada segundo na Cidade”. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, a jovem já pensa em cursar biologia marinha no futuro. “Gosto de manter o contato com a natureza”.

Ronaldo Menezes de Jesus, de 46 anos, exerce a função de ferroviário. É pai de Ana Júlia e Camila, marido de Daniela. O interesse por Itanhaém é alimentado há anos. Sempre que consegue um tempo na agenda, a família dá uma escapadinha à cidade litorânea. “Adoro este lugar. Tem iluminação, uma orla bonita. O Município é tranquilo, tem segurança. Quem sabe no futuro me mudo para cá?”.

DADOS – Um levantamento realizado em 2015 pela Antennas Business Insights, em parceria com a Samsung, mostrou que 90% dos brasileiros são adeptos ao autorretrato. Os dados apontam ainda que maioria prefere selfie em grupo, isto é, com amigos e familiares, os chamado wefie. Consta na pesquisa que o cenário ideal para 34% dos entrevistados é a natureza; 29% das pessoas preferem fotos sozinhas; 19% em uma paisagem urbana; e 12% em frente ao espelho.

CONHEÇA NOSSOS PONTOS TURÍSTICOS:

NOVA ORLA DO CENTRO E PRAIÃO – Um dos mais belos pontos da Cidade, a Nova Orla do Centro tem cerca de 2 km de extensão. É ideal para a prática de esportes e para o lazer, por ter ciclovia, espaço para skate, patins e caminhadas. Completando o cenário, o Praião  (ou Praia do Centro) é uma das praias mais frequentadas e tem ótima balneabilidade.

PRAIA DO SONHO – Um dos locais mais procurados por turistas e munícipes, a praia possui 800 metros de extensão e está localizada entre os Morros do Sapucaitava, Piraguyra e Paranambuco. Quando a visibilidade permite, é possível visualizar as Ilhas da Queimada Grande e da Queimada Pequena. Sua orla possui coqueiros na faixa de areia, ideais para caminhadas e para a prática de futebol e vôlei.

PRAIA DOS PESCADORES – Com aproximadamente 600 metros de extensão, é uma das prediletas para o lazer, a pesca e a prática de surf. Além de belezas naturais, abriga dois atrativos conhecidos de Itanhaém: Mulheres de Areia (obra se tornou famosa pelas gravações realizadas na primeira versão da novela de mesmo nome, da extinta TV Tupi) e a Ilha das Cabras, com sua enorme formação rochosa, que pode ser acessada durante a maré baixa.

POCINHO DE ANCHIETA E PRAIA DO CIBRATEL – Tanto para crianças quanto para idosos o local dispõe de uma grande orla, além de ter vista privilegiada de toda a extensão litorânea. No local fica o Pocinho de Anchieta, que forma uma piscina natural. A pesca esportiva também não fica de fora. A praia está ao lado do morro do Paranambuco.

PRAIA DA SAUDADE – Aos pés do Morro do Sapucaitava, o acesso é feito pela trilha com entrada pela Rua Prefeito Miguel Simões Dias (antiga Rua Sebastião das Dores), na Prainha. Em suas proximidades está a Ilha da Saudade, conhecida como Pedra do Carioca, apropriada para a pesca artesanal e amadora. Também é possível observar a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores.

PRAIA DAS CONCHAS – Está localizada entre a Praia do Sonho e a Cama de Anchieta, aos pés do Morro do Paranambuco. O nome é recebido porque, ao invés da areia, o chão é repleto de conchas de diversos tamanhos e cores. O acesso é feito pelas rochas da Praia dos Sonhos, a qual faz todo o contorno da enseada e é possível avistar a Cama de Anchieta. A prática da pesca amadora é muito frequente. Uma das vistas que o local permite é a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores.

Palavras-chave: , , , , ,