Publicado em: 11/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Troca de experiências e minicursos finalizam 5º Seminário de Educação

CAPACITAÇÃO - Objetivo é possibilitar diversas situações significativas de ensino e aprendizagem

Último dia do 5º Seminário de Educação foi repleto de troca de experiências e minicursos

Nesta quarta-feira (11), o terceiro e último dia do 5º Seminário de Educação de Itanhaém foi repleto de atividades e minicursos para os professores de escolas da Rede Municipal de Ensino. O principal objetivo foi possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da área, por meio de diversas situações significativas de ensino e aprendizagem.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Um dos minicursos com maior público foi o ‘Dislexia e dificuldades de aprendizagem’, que ocorreu no período da manhã no anfiteatro da EM Noêmia Salles Padovan. De acordo com uma das palestrantes, a coordenadora geral do Programa Cuidar, Tatiana de Ângelo, é essencial trazer para os professores estratégias práticas, que podem ser aplicadas no dia a dia da escola.

“Os alunos com dislexia sempre são encaminhados para o Programa Cuidar, após a escola receber alguns sinais de alerta. Quando a criança chega ao Cuidar, o trabalho começa a ser feito em conjunto com o professor e, por isso, é importante que ele seja orientado para lidar com essa criança na sala de aula”, explicou.

Na EM Bernardino de Souza Pereira, por exemplo, aconteceram várias trocas de experiências em salas temáticas. Uma delas foi a ‘Mídias na educação: experiências com lousa digital, robótica e laboratórios de informática’. Um dos participantes foi o professor Santilho Antônio Guimarães, que acredita que esses momentos são valiosos para todos os profissionais da educação. “Para mim, está sendo ótimo. Sempre saio com novas ideias, novas práticas e também reflito sobre coisas que já fazia. É muito bom”, contou.

Outro minicurso que ocorreu nesta manhã foi o ‘Justiça restaurativa e medição de coaching’. Um dos participantes foi o diretor da EM Maria Conceição Luz, Roberto Carlos Ribeiro. “O curso ajudou para que refletíssemos sobre a nossa atuação no dia a dia, então foi muito interessante e proveitoso para todos nós”, concluiu.

Palavras-chave: , , , , ,