Publicado em: 18/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:28

Plano Municipal da Mata Atlântica visa a criação de unidades de conservação

MEIO AMBIENTE - Documento foi aprovado na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente (COMDEMA)

O novo Plano Municipal da Mata Atlântica de Itanhaém, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, foi aprovado na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente (COMDEMA). Entre as novidades que fazem parte do documento, está a criação de uma unidade de conservação na área do Rio Preto.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Agora, o COMDEMA criará uma comissão específica para discutir os itens que foram incluídos no próprio plano. Entre os objetivos do documento, estão a preservação e conservação da cobertura vegetal, o uso sustentável dos recursos naturais e ações preventivas.

Tais missões podem ser alcançadas por meio de diversas ações, como a unidade de conservação no Rio Preto – antes disso, haverá um estudo de viabilidade e a identificação de áreas relevantes para a conservação de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, o plano também prevê novos parques urbanos nos morros Sapucaitava, Itaguaçu, no Cibratel II, além do Parque da Amazônia Paulista.

Outro tema abordado no documento é a implantação do Plano de Manejo do Jundu, cujo intuito é manter a vegetação, com placas indicativas e elementos de proteção das áreas, especialmente os naturais. O Plano de Arborização Urbana também faz parte das atividades previstas, com banco de sementes de espécies nativas; e um Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Silvestres, tanto terrestres quanto marinhos.

O Plano da Mata Atlântica de Itanhaém foi produzido em cumprimento ao estabelecido na Lei Federal 11.428, de dezembro de 2006. Entre as fontes utilizadas para a elaboração do projeto, estão o Atlas Ambiental de Itanhaém, o Programa Municipal de Preservação, Monitoramento e Controle da Vegetação Ciliar da Bacia do Rio Itanhaém, programas e projetos ambientais municipais, documentos de pesquisas e o material produzido no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Palavras-chave: , , , , ,