Publicado em: 25/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:23

Expectativa: com a força do comércio, Itanhaém volta a gerar empregos

CRESCIMENTO - Em agosto deste ano, foram gerados em Itanhaém 318 empregos com carteira assinada e saldo positivo de 85 vagas em relação aos desligamentos de postos de trabalho

Prefeito Marco Aurélio determinou esforço redobrado às equipes de Desenvolvimento Econômico e Relações do trabalho no contato com lojistas e ações de incentivo ao emprego

A proximidade de mais uma temporada de Verão está animando os setores de comércio e serviços, e a expectativa é de aumento no número de vagas de empregos na Cidade. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam que Itanhaém teve o melhor saldo de empregos formais da Região Metropolitana da Baixada Santista nos últimos dois meses.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O prefeito Marco Aurélio Gomes, em reunião no último dia 25, determinou à equipe esforço redobrado no contato com os lojistas, a fim de fomentar o incremento da atividade econômica a partir de novembro. Estiveram presentes os secretários municipais André Caldas (Governo), Eliseu Braga Chagas (Desenvolvimento Econômico) e José Renato Costa de Oliva (Relações do Trabalho).

“Sempre estivemos próximos dos comerciantes, e agora mais ainda, incentivando as contratações, reduzindo burocracias irrelevantes, motivando os consumidores nesta época do ano”, explicou o prefeito.

Para tanto, nas próximas duas semanas, as secretarias atuarão em conjunto com o seguinte planejamento: filtrar no banco de dados do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) especificamente os profissionais adequados aos empregos de Verão (tais como garçons, cozinheiros e camareiras) e entregar em mãos esta lista aos comerciantes que mais necessitam de mão de obra neste período, incluindo os hotéis, pousadas e colônias de férias.

Paralelamente, as secretarias envolvidas atuarão em ações de incentivo como a Campanha de Natal, com decoração natalina nas regiões comerciais e uma atrativa programação de final de ano, motivando os consumidores a optarem pelo comércio local na hora de adquirir os presentes.

NA CONTRAMÃO DA CRISE – Em agosto deste ano, foram gerados em Itanhaém 318 empregos com carteira assinada e saldo positivo de 85 vagas em relação aos desligamentos de postos de trabalho. No mês seguinte, novamente os números foram positivos: 319 empregos formais criados e saldo positivo de 82. Nestes dois meses, os números de Itanhaém foram os melhores da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Contribuíram para os resultados positivos a contratações de comerciários, técnicos em enfermagem, enfermeiros e faxineiros. “Nossa expectativa é que possamos gerar um número ainda melhor de novos postos de trabalho em relação a estes últimos dados e a temporada de verão passada, pois a economia do país dá sinais de melhora”, afirmou o secretário José Renato.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico afirmou que a Prefeitura tem realizado diversas ações para incentivar o empreendedorismo, como o Banco do Povo, da Secretaria de Relações do Trabalho e o Sebrae Móvel. “Temos uma importante parceria com o Sebrae Móvel, que tem uma sala instalada na Prefeitura e atendeu quase 600 pessoas no primeiro trimestre deste ano, com orientação e suporte para o microempreendedor”, afirmou Eliseu Braga Chagas.

Palavras-chave: , , , , ,