Publicado em: 26/10/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:23

Unidades de Saúde da Família realizam mutirão neste sábado

PREVENÇÃO - Ação será realizada para celebrar evento internacional em comemoração ao Outubro Rosa; programação acorrerá das 8 às 16 horas

Interessadas em participar do ato de prevenção devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência

Neste sábado (28), a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde, realizará uma ação nas Unidades de Saúde da Família (USF), exceto as instaladas nas regiões do Coronel e Grandesp. A equipe promoverá um mutirão de exames preventivos (papanicolau) e orientações sobre o câncer de mama, principal causa de mortalidade por tumor entre as mulheres brasileiras. A ação ocorrerá das 9 às 16 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O objetivo é estimular a participação da população para a prevenção ao câncer, ressaltando que o exame é importante para a detecção de doenças como o HPV, que podem desencadear câncer de colo de útero. Nos demais dias da semana, das 7 às 17 horas, as interessadas em participar do ato de prevenção devem procurar a Unidade de Saúde da Família (UPA) mais próxima de sua residência. Será priorizada para o exame a faixa etária de 25 a 64 anos.

OUTUBRO ROSA  O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.

Confira a tabela com as Unidades de Saúde da Família (USF)

Unidade de Saúde da Família Endereço
USF Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n, Campos Elíseos