Publicado em: 06/11/2017 - Última modificação: 16/11/2017 - 15:45

Pinacoteca abre exposição alusiva ao mês da Consciência Negra

CULTURA - Mostra intitulada “O Brasil e suas Africanidades” traz objetos e temas inéditos na região

Exposição “O Brasil e suas Africanidades” segue até o dia 30 deste mês

Em alusão ao mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Pinacoteca Municipal receberá a exposição “O Brasil e suas Africanidades”. A mostra, que acontece até o dia 30 deste mês, é uma iniciativa do Jornal Egbé e da comunidade afro-religiosa Ilè Funfun Àṣè Awo Òṣo Òògun e traz objetos e temas inéditos na região.

O objetivo da exposição é retratar desde a chegada dos africanos ao Brasil e quais contribuições foram trazidas na formação da cultura do povo brasileiro em seus diversos aspectos, como metalurgia, agropecuária, alimentação, medicina, arte, religiosidade, musicalidade, vestuário, etc.

O enredo traz uma linha do tempo, que retratará desde a chegada dos africanos no Brasil, no período de 1500 a 1850 (quantidade, faixa etária, etnias), o processo de urbanização e as ressignificações que foram adaptadas ao modo de vida brasileiro. Dentro disso, a contribuição africana será retratada em diversos exemplos.

Dentre os principais objetos e obras de arte expostas, destacam-se as esculturas de Moçambique, os quadros do Quênia, roupas e adereços tradicionais, instrumentos musicais que deram origem ao samba, alimentos e plantas que vieram da África e tornaram-se populares no dia a dia brasileiro.

Outro ponto forte será a presença de um contador de histórias ao longo da exposição, além de três workshops realizados aos domingos. A exposição “O Brasil e suas Africanidades” segue até o dia 30 deste mês. A Pinacoteca Municipal fica na Praça Carlos Botelho, 14, Centro Histórico.

Programação:

Domingo (19)

Horário: 12 às 13h30

Workshop: Na Boca do Povo – A Comida Africana na Boca do Brasileiro (Palestra e degustação de alimentos Afro-Brasileiros)

Horário: 15 às 16h30

Workshop: A Cor da Arte Africana (Produção de escultura e artesanato)

Até 30/11

Horário: das 11 às 17 horas (terça a domingo)

Exposição: O Brasil e suas Africanidades

Palavras-chave: , , ,