Publicado em: 06/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:23

Pinacoteca tem exposição alusiva à Consciência Negra até quinta

CULTURA - Mostra intitulada “O Brasil e suas Africanidades” traz objetos e temas inéditos na região

Exposição “O Brasil e suas Africanidades” segue até o dia 30 deste mês

Em alusão ao mês em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Pinacoteca Municipal recebe a exposição “O Brasil e suas Africanidades”. A mostra, que acontece até quinta-feira (30), é uma iniciativa do Jornal Egbé e da comunidade afro-religiosa Ilè Funfun Àṣè Awo Òṣo Òògun e traz objetos e temas inéditos na região.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O objetivo da exposição é retratar desde a chegada dos africanos ao Brasil e quais contribuições foram trazidas na formação da cultura do povo brasileiro em seus diversos aspectos, como metalurgia, agropecuária, alimentação, medicina, arte, religiosidade, musicalidade, vestuário, etc.

O enredo traz uma linha do tempo, que retratará desde a chegada dos africanos no Brasil, no período de 1500 a 1850 (quantidade, faixa etária, etnias), o processo de urbanização e as ressignificações que foram adaptadas ao modo de vida brasileiro. Dentro disso, a contribuição africana será retratada em diversos exemplos.

Dentre os principais objetos e obras de arte expostas, destacam-se as esculturas de Moçambique, os quadros do Quênia, roupas e adereços tradicionais, instrumentos musicais que deram origem ao samba, alimentos e plantas que vieram da África e tornaram-se populares no dia a dia brasileiro.

Outro ponto forte será a presença de um contador de histórias ao longo da exposição, além de três workshops realizados aos domingos. A exposição “O Brasil e suas Africanidades”. A Pinacoteca Municipal fica na Praça Carlos Botelho, 14, Centro Histórico.

Programação:

Até quinta-feira (30)

Horário: das 11 às 17 horas (terça a domingo)

Exposição: O Brasil e suas Africanidades

Palavras-chave: , , ,