Publicado em: 07/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:23

Itanhaenses participam do 1º Seminário Nacional Sobre Combate ao Lixo no Mar no Rio de Janeiro

MEIO AMBIENTE - Representantes dos institutos Ecosurf e Gremar de Itanhaém estarão presentes no evento

O I Seminário Nacional Sobre Combate ao Lixo no Mar acontecerá na cidade do Rio Janeiro, a partir desta quarta-feira (8), e um representante de Itanhaém comparecerá ao evento para ministrar uma palestra: João Malavolta, do Instituto Ecosurf, que discursará na “Convergência da Ouvidoria do Mar”. Além disso, os conselheiros do Instituto Gremar de Itanhaém, Thiago Nascimento e Rosane Farah, farão parte dos convidados do evento.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Segundo Malavolta “É muito importante iniciar um amplo debate na sociedade sobre os já conhecidos impactos do lixo no mar e mobilizar todos os atores possíveis nos governos, empresas, poder público, terceiro setor e acadêmia para a criação de uma estratégia nacional de combate ao lixo no mar efetiva, e que permita frear o avanço da poluição nos ambientes costeiros e marinhos”.

Realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, ONU Meio Ambiente e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, o seminário discutirá sobre a criação de um plano nacional de combate ao lixo nos oceanos, e será realizado no Brasil por conta do acordo entre o país e a ONU, onde eventos do tipo passarão a acontecer também por aqui.

Divididos em cinco painéis, serão feitos estudos e experiências relacionadas aos resíduos descartados no oceano e seus impactos, além de possíveis soluções e desafios de pesquisa, educação e mobilização. O Ecosurf estará presente para ministrar uma das palestras do 5º painel, que é intitulado “Desafios da mobilização para o combate ao lixo no mar”.

Palavras-chave: , , ,