Publicado em: 08/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alunos da EM Célia Marina prestigiam contação de histórias

CONHECIMENTO - O projeto e a visita realizada pelos alunos têm como objetivo o incentivo à leitura

Os alunos realizaram uma visita à Sala de Leitura Harry Forssell e prestigiar contação de histórias

Na última segunda-feira (6), a turma do 6º ano da EM Célia Marina Dal Pozzo Borges, em parceria com a Sala de Leitura Harry Forssell, realizou uma visita à biblioteca e participou de uma contação de histórias no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). A atividade teve como objetivo incentivar a leitura aos alunos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A tarde começou com a visita à Sala de Leitura Harry Forssell, onde os jovens conheceram a biblioteca, puderam ver também a exposição de Benedito Calixto e conhecer um pouco sobre a história do artista itanhaense, contada pela responsável da biblioteca, Isabel Christina Gigante de Ponte, através do projeto realizado pela mesma, “Vovó Conta História”. Em seguida, os estudantes prestigiaram uma contação de histórias com a contadora e professora Ana Maria Ferreira, ou Nâna, como gosta de ser chamada.

Isabel conta um pouco sobre a parceria. “Em conversas com a professora responsável, ela perguntou como funcionava a Sala de Leitura, e se poderia ser realizada uma visita com os alunos. Fazemos tudo que incentiva a leitura, como os projetos Hora do Conto, Visita Monitorada, empréstimos de livros, entre outros, então concordei. Como são crianças já um pouco maiores, contei histórias para elas sobre Benedito Calixto, e apresentei a eles a exposição também, que foi feita na biblioteca. O objetivo é levar esses alunos para mundos diferentes, mostrar a importância disso, para que no futuro eles cresçam e se tornem cidadãos críticos, de bem com a sociedade e um conhecimento amplo.”

A responsável por levar os alunos foi a professora Dulciara C. Bonaldo. Ela explica que isso tudo começou com o projeto de leitura “Melhor Final de História e Soletrando” e conta que o projeto vem acontecendo há quase um mês. “Começamos com contos fantásticos, depois organizamos rodas de leitura com os alunos e, após isso, eles produziram textos onde criavam uma situação nova para os personagens. Durante as leituras, eles realizaram debates e construção de valores para compreenderem o comportamento das pessoas na linha do tempo e transformações que ocorrem”.

Os alunos utilizaram o banco de palavras com o intuito de trabalhar ortografia e estudar para o concurso de soletração. Do concurso, realizado com a turma, foram escolhidas as três melhores histórias e os todos os alunos foram presenteados pela participação. A atividade se estendeu para as outras salas, onde os alunos estão trabalhando no projeto de leitura.

Palavras-chave: , , , , ,