Publicado em: 14/11/2017 - Última modificação: 16/11/2017 - 11:19

Saúde inicia campanha ‘Fique Sabendo’; iniciativa visa testes rápidos de HIV/AIDS

PREVENÇÃO - Os testes rápidos são gratuitos e poderão ser realizados em qualquer uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI)

Os testes rápidos, desenvolvidos pelo Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, são gratuitos e poderão ser realizados em uma das USFs ou no CINI

Ampliar e incentivar o diagnóstico precoce do HIV, além de orientar a população sobre a importância de exames para detectar a Sífilis. Estas são as propostas da campanha ‘Fique Sabendo’, do Governo do Estado, que inicia dia 27 deste mês e segue até 2 de dezembro. Os testes rápidos, desenvolvidos pelo Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, são gratuitos e poderão ser realizados em uma das Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), conforme tabela abaixo.

O método utilizado permite que os exames fiquem prontos em até 30 minutos, e a detecção precoce de uma das doenças é o sucesso para o tratamento, também oferecido na Rede Básica de Saúde. Os pacientes que obtiverem resultado positivo no exame terão acompanhamento médico e psicossocial no próprio CINI.

No dia 1º de dezembro, uma equipe do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais estará na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, das 9 às 16 horas, realizando a prevenção com orientação sobre a doença e distribuição de preservativos masculinos e femininos e panfletos.

No último dia da campanha, em 2 de dezembro, a equipe do CINI se deslocará, das 9 às 16 horas, até a Escola Municipal Harry Forssell, localizada na Rua Emídio de Souza, 2.688, no Jardim Oásis, para a realização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C. É importante salientar que o CINI e as USFs já promovem a testagem convencional. Para informações, entrar em contato com o CINI pelo telefone (13) 3426-3350.

Confira a tabela com o cronograma da campanha ‘Fique Sabendo’:

Data Horário Local Endereço
27/11 Das 8 às 16 horas USF Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n, no Campos Elíseos
27/11 Das 8 às 16 horas USF Centro Avenida Tiradentes, 98, no Jardim Mosteiro
28/11 Das 8 às 16 horas USF Gaivota Avenida Flacides Ferreira, 500, no Gaivota
28/11 Das 8 às 16 horas USF Coronel Avenida Domingos Perez Domingues, 734, no Jardim Coronel
29/11 Das 8 às 16 horas USF Belas Artes Rua Henrique Júlio Lima, 112, no Belas Artes
29/11 Das 8 às 16 horas USF Oásis Rua Estanislau Gerônimo, 418, no Oásis
30/11 Das 8 às 16 horas USF Grandesp Avenida Pedro Carlos Gerônimo Soares, 1.074, no Jardim Grandesp
30/11 Das 8 às 16 horas USF Guapiranga Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº, no Guapiranga
01/12 Das 8 às 16 horas USF Suarão Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921, no Suarão
01/12 Das 8 às 16 horas USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290, no Savoy