Publicado em: 22/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Alunos da Rede Municipal conhecem instalações do Gremar

MEIO AMBIENTE - Nesta quarta-feira (22), foi a vez dos jovens da EM Profª Diva do Carmo Alves de Lima participarem do projeto

Como parte do projeto ‘Gremar na Escola’, com orientações aos alunos da Rede Municipal sobre a preservação dos animais marinhos e do meio ambiente, turmas do 4º ano de diversas escolas estão visitando a sede do Instituto, localizada no Centro, para aprender um pouco mais sobre o assunto na prática. Nesta quarta-feira (22), foi a vez dos jovens da EM Profª Diva do Carmo Alves de Lima participarem do projeto.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No local, membros do Gremar fizeram uma palestra sobre diversas espécies, em especial a tartaruga, uma das que mais chama a atenção dos garotos. Além disso, eles puderam ver as três espécies que estão sendo reabilitadas no local: duas tartarugas-verdes e um tigre d’água.

Anteriormente, o Gremar realizou quatro palestras no local, falando sobre diversos assuntos, levando até mesmo espécies taxidermizadas e exemplos de vegetação e solo para as escolas. A iniciativa ‘Gremar na Escola’ é desenvolvida junto às secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Esportes; e custeada pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Também já foram visitadas as escolas municipais Bernardino de Souza Pereira, Lions Clube e Luiz Gonzaga.

Os professores que acompanharam as turmas da EM Profª Diva do Carmo Alves de Lima foram Carla Valeriano Bogsan, de 48 anos; Débora Barbosa Brandão, 26; e Ronaldo Roque dos Santos, 36. “O trabalho na escola foi muito importante. Agora, eles têm a noção de que devem preservar o meio ambiente, não só os animais”, disse Carla.

“Depois do trabalho realizado pelo Gremar, fizemos uma prova sobre esses temas e eles incorporaram bem os assuntos. O índice de acerto foi muito bom. Agora, estão vendo tudo de perto, conhecendo o tratamento e aos animais resgatados”, afirmou Ronaldo. “A prática, aliada à diversão, faz com que eles absorvam ainda mais o conhecimento”, completou Débora.

Os garotos aprovaram a iniciativa. Rafaela dos Santos Brito e Tiago Brito Oliveira, ambos de 10 anos, gostaram mais das explicações sobre mangue, estuário e restinga. Ambos moram na região da escola e conheceram mais sobre a Cidade: “Gostamos muito de conhecer as tartarugas, ver elas de perto. É um espaço grande para elas. Nunca tinha visto tartarugas tão grandes como essas”, disse Rafaela.

INSTITUTO – O Gremar integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e possui bases em Itanhaém e no Guarujá. A instituição atua em prontidão (24 horas) e é responsável pela região da Baixada Santista. Entre as ações realizadas neste ano, esteve o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, que teve como destaque a soltura de quatro tartarugas-verdes que foram reabilitadas. Outros exemplos foram o resgate de uma lontra ferida às margens do Rio Preto, em julho, e a soltura de um carcará no último dia 13.

Em caso de observação de animal marinho ferido, recomenda-se manter a distância, evitar aglomerações e acionar imediatamente o Gremar pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 7807-0948. O endereço é Avenida Presidente Vargas, 611, Centro.

Palavras-chave: , , , ,