Generic selectors
Resultados exatos
Buscar por títulos
Buscar por conteúdo
Buscar
Buscar em páginas
Filtrar por categorias
Administração
Assistência e Desenvolvimento Social
Comunicação Social
Desenvolvimento Econômico
Educação, Cultura e Esportes
Fazenda
Fundo Social
Gestão e Controle
Governo Municipal
Habitação
Leia Mais
Mais Notícias
Negócios Jurídicos
Obras e Desenvolvimento Urbano
Planejamento e Meio Ambiente
Procuradoria Geral
Relações do Trabalho
Saúde
Sem categoria
Serviços e Urbanização
Trânsito e Segurança Municipal
Turismo
Publicado em: 22/11/2017 - Última modificação: 24/11/2017 - 15:46
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Falta pouco: desligamento do sinal analógico na Baixada será na quarta

TV DIGITAL - Quem não estiver preparado para receber o sinal digital até a próxima quarta-feira (29), ficará sem assistir os canais abertos



Em Itanhaém, foram distribuídos 7.776 kits até o momento

Compartilhar:

Na próxima quarta-feira (29), às 23h59, o sinal analógico de televisão será desligado em todas as cidades da Baixada Santista. Após esta data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo, todas as residências precisam estar com o aparelho conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Quem não estiver preparado para receber o sinal até o dia previsto, ficará sem a programação. Mas atenção: não basta apenas retirar os equipamentos, é indispensável realizar a instalação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As famílias de baixa renda, atendidas em programas sociais do Governo Federal, devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 145 mil kits gratuitos destinados às cidades da Região, com antena digital, conversor e controle remoto. A população deve acessar o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Em Itanhaém, foram distribuídos 7.776 kits até o momento.

É importante ressaltar que os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de conversor para receber o novo sinal. Se a TV já possui conversor embutido, basta conferir se a antena é adequada para recepção do sinal. O processo é simples, e o mais indicado é posicionar o aparelho no telhado da casa. Depois, basta conectar o conversor à TV e fazer a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, o número de telefone indicado também é o 147.

FREQUÊNCIA – Além de todos os benefícios que o avanço tecnológico irá trazer para a transmissão do sinal de TV com imagens em alta resolução, a população terá uma internet 4G mais potente. Isso porque a faixa de 700MHz, usada pelo sinal analógico, passará a ser utilizada por redes móveis.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o objetivo da liberação da frequência é justamente estimular a redução do custo e ampliar o acesso à banda larga no Brasil. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal e facilita o acesso à programação em ambientes fechados.

INSTITUIÇÃO – A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) não é governamental e não possui fins lucrativos, sendo responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.


Palavras-chave: , ,