Publicado em: 27/11/2017 - Última modificação: 01/12/2017 - 15:20

Com moderna estrutura, novo Banco de Alimentos amplia programas

OBRAS - O prédio foi construído na Nova Marechal Rondon, esquina com a Rua Urcezino Ferreira, no Baixio, um ponto estratégico e tradicional da Cidade

Prédio garantirá a ampliação das ações em segurança alimentar

O novo Banco de Alimentos José Francisco de Oliva Júnior passa a ter agora uma moderna estrutura para garantir a ampliação das ações em segurança alimentar. O prédio foi construído na Nova Marechal Rondon, esquina com a Rua Urcezino Ferreira, no Baixio, um ponto estratégico e tradicional na Cidade, onde já funcionou o antigo Mercado Municipal e bem próximo ao Centro Histórico.

O prefeito Marco Aurélio destacou que este novo espaço ampliará os trabalhos bem sucedidos na área. “O Banco de Alimentos completou 10 anos recentemente e é uma referência nacional. Agora, teremos um espaço amplo e estruturado para atender nossos programas de segurança alimentar e que também contribuirá para a ampliação da merenda escolar”.

O empreendimento está construído em uma área de 550 m², em dois andares, com áreas de triagem e processamento dos alimentos recebidos, armazenagem de alimentos frescos, secos e congelados, espaços específicos para descarte e acondicionamento de detritos, lavagem de equipamentos e utensílios, atendimento, além de banheiros adaptados e piso tátil, recepção e treinamento, almoxarifado, cozinha experimental e área externa.

O Banco de Alimentos é responsável por atuar no combate à fome no Município, por meio da arrecadação de alimentos provenientes de doações de empresas, indústrias, supermercados e varejões que são selecionados, separados e embalados para, posteriormente, serem distribuídos gratuitamente à população. Foi o 13º implantado no Brasil e, atualmente, tem uma média de arrecadação de 1.600 kg por dia.

Todo o trabalho realizado ao longo de 10 anos já rendeu prêmios para o Banco de Alimento de Itanhaém, como o Prefeito Empreendedor Sebrae em 2015; o Prêmio Mário Covas em 2015 e 2016; e o Prêmio Josué de Castro em 2016 e 2017.

RESTAURAÇÃO – A nova sede foi erguida onde antes funcionava o antigo Mercado Municipal e, além da infraestrutura, outra preocupação foi a manutenção de um painel histórico. Logo na entrada, um mural modernista de mais de 60 anos foi restaurado, uma obra que marcava o antigo mercado. O trabalho foi do artista plástico Sérgio Tonissi.

Palavras-chave: , , ,