Serviços
acessibilidade



Publicado em: 29/11/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:20
[email protected]

Desligamento do sinal analógico será concluído em 20 de dezembro

TV DIGITAL - Quem não estiver preparado para receber o sinal até o dia previsto, ficará sem acesso à programação



A distribuição dos kits digitais as famílias de baixa renda continua

Compartilhar:

As emissoras de televisão da Baixada Santista têm uma nova data-limite para encerrar suas transmissões analógicas: dia 20 de dezembro. Após esta data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação de TV aberta, todas as casas precisam estar com o aparelho conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Quem não estiver preparado para receber o sinal até o dia previsto ficará sem acesso à programação. Mas atenção: não basta apenas ter os equipamentos, é indispensável realizar a instalação.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

É importante ressaltar que a distribuição dos kits gratuitos às famílias inscritas em Programas Sociais do Governo Federal continua. A população deve verificar se tem direito a receber um dos mais de 145 mil kits gratuitos destinados às cidades da região, com antena digital, conversor e controle remoto, acessando o site www.sejadigital.com.br/kit ou ligando gratuitamente para o número 147, com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital. Em Itanhaém, foram distribuídos mais de 13 mil kits até o momento.

Os televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 precisam de conversor para receber o novo sinal. Se a TV já possui conversor embutido, basta conferir se a antena é adequada para recepção do sinal. O processo é simples, e o mais indicado é posicionar o aparelho no telhado da casa. Depois, basta conectar o conversor à TV e fazer a sintonia dos canais. Se ainda tiver dúvidas, o número de telefone indicado também é o 147.

FREQUÊNCIA – Além de todos os benefícios que o avanço tecnológico irá trazer para a transmissão do sinal de TV com imagens em alta resolução, a população terá uma internet 4G mais potente. Isso porque a faixa de 700MHz, usada pelo sinal analógico, passará a ser utilizada por redes móveis.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o objetivo da liberação da frequência é justamente estimular a redução do custo e ampliar o acesso à banda larga no Brasil. A faixa de 700 MHz, além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, apresenta vantagens na propagação do sinal e facilita o acesso à programação em ambientes fechados.

INSTITUIÇÃO – A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) não é governamental e não possui fins lucrativos, sendo responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.


Palavras-chave: , , ,