Publicado em: 06/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19

Itanhaém está entre as cidades mais seguras do Brasil

SEGURANÇA - Análise da empresa de consultoria Urban Systems Brasil coloca a Cidade em 31º lugar no país

Programa Cidade Segura vem implantando, ao longo dos anos, diversas ações que visam melhorar a segurança pública da Cidade

Monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito e despesas com segurança (além do efetivo de policiais, guardas civis municipais e agentes de trânsito). A análise destes itens fez com que Itanhaém fosse eleita a 31ª cidade mais segura do país, de acordo com a empresa de consultoria Urban Systems Brasil.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

Para alcançar essa posição, a Prefeitura de Itanhaém, por meio do programa Cidade Segura, vem implantando ao longo dos anos diversas ações que visam melhorar a segurança pública da Cidade, buscando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos e turistas que visitam o Município. Além disso, um novo concurso público está aberto para a contratação de 25 pessoas para a Guarda Civil Municipal (GCM).

O prefeito Marco Aurélio Gomes destaca o avanço da Cidade na questão da segurança pública. “Temos um compromisso com o bem-estar da nossa população. Os investimentos que conseguimos para a Cidade são frutos de muito trabalho. Continuaremos buscando recursos para que Itanhaém continue sendo um dos melhores lugares para se viver. Desta forma, é necessário que as pessoas se sintam seguras”.

ILUMINAÇÃO – Nos últimos quatro anos, houve a instalação de mais de 3 mil pontos com luminárias, buscando eliminar áreas escuras de bairros, melhorar as condições de visualização e inibir a ação de marginais no período noturno. Intervenções foram realizadas em pontos dos bairros do Gaivota, do Jardim Bopiranga, do Cibratel, do Jardim das Palmeiras, do Jardim Oásis, do Jardim Regina, do Nova Itanhaém e do Jardim Grandesp. As regiões do Sion e do Jardim Magalhães também tiveram avanços na iluminação de suas ruas e avenidas.

MONITORAMENTO – A Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), implantou em 2015 a Central de Operações e Inteligência (COI), que realiza monitoramento da Cidade por meio de 47 câmeras distribuídas em diferentes partes de Itanhaém. São 15 dispositivos da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360°. As outras 32 são modelos fixos que, além de prestarem auxílio às de 360°, também oferecem maior precisão nos registros.

GABINETE DE GESTÃO – O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), criado pela Prefeitura de Itanhaém, reúne mensalmente as forças ligadas à segurança pública e ao Governo Municipal, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Os intuitos são de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local. O GGIM auxilia também na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública, estabelecendo uma rede de informações, experiências e práticas de gestão e criando indicadores que medem a eficiência do sistema de segurança pública.

Palavras-chave: , , , ,