Publicado em: 11/12/2017 - Última modificação: 27/12/2017 - 21:45

Presépio resgata essência do Natal; peças estão instaladas no Centro Histórico

CLICK - Esculturas são exibidas na Praça Carlos Botelho; trabalho expõe o verdadeiro significado do dia 25 de dezembro

Peças permanecem em exposição no local até o fim da temporada de verão

Um presépio de areia está instalado na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico. As esculturas, que marcam o início das comemorações de Natal, são inspiradas nos principais personagens do nascimento de Jesus Cristo e resgatam a verdadeira essência do significado do dia 25 de dezembro. Construídas a partir de areia da praia, água e 10% de cimento, as peças ganharam forma pelas mãos do artista plástico Ronaldo Lopes e permanecem em exposição no local até o fim da temporada de verão.

As peças simbolizam Virgem Maria, José, os três Reis Magos, uma vaca, uma mula e dois carneiros, além do menino Jesus. Os trabalhos deste ano iniciaram em novembro e foram produzidos com a ajuda do também artista plástico Jorge “Argentino”.

É de autoria de Ronaldo Lopes as estátuas ‘Zeca Poitena’, ‘Paulo Pica-Pau’ e ‘Harry Forssell’. O artista também participou do processo de restauração de importantes monumentos como ‘Mulheres de Areia’ e ‘Cruzeiro’ (na subida do Convento Nossa Senhora da Conceição), além do busto e da placa de Martim Afonso de Sousa, painel histórico do Museu Conceição de Itanhaém e os retratos de ‘Benedicto Calixto’ e ‘Bernardino de Souza Pereira’.

Palavras-chave: , , ,