Publicado em: 20/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19

Força-tarefa realiza blitz na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega

SEGURANÇA - Objetivo foi de garantir a segurança das rodovias estaduais durante a semana que antecede as festas de fim de ano, quando o fluxo de veículos aumenta

Na operação, 1.392 veículos foram abordados, sendo que 38 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool

No último sábado (16), Polícia Rodoviária Estadual, Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica, com apoio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, realizaram a Operação Direção Segura Integrada (ODSI), na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), altura do km 323. O objetivo da operação foi garantir a segurança das rodovias estaduais durante a semana que antecede as festas de fim de ano, quando o fluxo de veículos aumenta.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Durante a ação, participaram 52 agentes, entre policiais militares, civis, delegados, médico, diretor da Ciretran da Cidade, profissionais da Polícia Científica e agentes de trânsito de Itanhaém. Eles foram instruídos a realizar as operações de blitz no ponto estratégico pré-determinado pelo comando, onde 11 viaturas estavam prontas e equipadas com o etilômetro (equipamento de medição de nível de álcool na corrente sanguínea) para fiscalizar quem, porventura, insistisse em conduzir seu veículo sob a influência de álcool.

Na operação, 1.392 veículos foram abordados, sendo que 38 motoristas acabaram sendo autuados por dirigir seus veículos sob influência do álcool e responderão a processo administrativo junto ao Detran, podendo ter o direito de dirigir suspenso por um ano. Dois condutores se recusaram a passar pelo teste e sofrerão as mesmas penalidades, conforme previsto no artigo 277, parágrafo 3º do Código de Trânsito Brasileiro.

Um motorista foi conduzido ao Distrito Policial da Cidade por apresentar índice de ingestão de álcool superior a 0,34 miligramas. Além das penalidades já citadas, responderá por crime de trânsito e, se condenado pela Justiça, poderá ser preso. A pena prevista para esses casos é de seis meses a três anos de reclusão.

A Operação também resultou na apreensão de 39 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), um veículo e um Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV). Durante toda a fiscalização, a Polícia Militar da 2ª Cia fez a patrulha das marginais da Rodovia.

Segundo a tenente da Polícia Militar Vanessa Andrea Fernandes, a época requer atenção redobrada no trânsito. “A prioridade das fiscalizações de trânsito nas rodovias estaduais é sempre o que garante a segurança dos condutores e de quem a utiliza. Porém, é de responsabilidade de cada um evitar a imprudência, dirigindo com atenção para chegar aos seus locais de destino com paz e tranquilidade, afinal, é um período para se aproximar da família, e não, separar delas por conta de acidentes”, afirma a oficial.

Palavras-chave: , , ,