Publicado em: 27/12/2017 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17

Ações do ‘Verão no Clima’ seguem de 5ª a domingo Loty, Satélite e Suarão

CONSCIENTIZAÇÃO - As tendas itinerantes estarão em diversos pontos da Cidade até o fim do Carnaval

O intuito é de transmitir informações aos banhistas sobre a geração e o descarte apropriado de resíduos

As ações do projeto ‘Verão no Clima’ essa semana, de quinta-feira (8) a domingo (11), acontecem nas praias do Loty, Loty, Satélite/Guarda Civil e Suarão. O intuito é de deixar as praias mais limpas, conscientizando os banhistas sobre a preservação ambiental e garantindo a diversão de todos. Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, trouxe as atividades para a Cidade, que irão até 14 de fevereiro, data que marca o fim da temporada.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

As tendas itinerantes estarão em diversos pontos da Cidade até o fim do Carnaval, por isso, milhares de visitantes e moradores do litoral ainda passarão pelas tendas de conscientização e limpeza. As organizações não governamentais (ONGs) que apoiam o Verão no Clima em Itanhaém são: Instituto Gremar, Associação Ecológica Tucuxi e Ecosurf.

Aos poucos, o trabalho deles vai transformando exemplos negativos em positivos. É o caso de Valter Pereira Júnior, de 47 anos, que é supervisor de segurança e mora em São Paulo. Ele vem de três a quatro vezes por ano para Itanhaém com os netos. “Tanto eu como minha esposa somos fumantes. Às vezes, tínhamos a mania de apagar o cigarro no chão. Quando o pessoal passou recolhendo as bitucas, para mim, ficou um peso na consciência. Até então, não tinha esse conhecimento, só queria apagar o cigarro. Graças a esse trabalho, meus hábitos mudaram. Agora estamos trazendo sacolinha para recolher o lixo e guardando as bitucas numa garrafa”.

A declaração de Valter dá o tom do trabalho dos monitores, como Bonfim Santos da Silva, que é voluntário no Gremar: “A gente conversa bastante com os banhistas, pede que eles descartem o lixo no local correto. Muitos não conhecem o trabalho da coleta seletiva, por exemplo. Na praia, muitos colocam a culpa nos quiosqueiros, mas na verdade eles deveriam recolher todo o material gerado. Se tivermos um ambiente mais limpo, será melhor para todas as gerações, inclusive as futuras”. Por conta disso, a equipe tem postado imagens com hashtags como #ItaSemBituca nas redes sociais.

Juntamente com as tendas itinerantes, a equipe da Secretaria de Serviços e Urbanização realiza o cadastramento dos munícipes e visitantes na Cooperativa de Resíduos Sólidos e Líquidos (CoopersolReciclando), orientando o público sobre reciclagem.  O telefone para contato da cooperativa é o (13) 3427-6470.

QUIOSQUE NO CLIMA – O lançamento oficial aconteceu no dia 11, com ações em três estabelecimentos visando orientar os clientes sobre os materiais e os locais de descarte, a atenção com produtos (especialmente de plástico) e a readequação dos próprios hábitos dos funcionários. As atividades acontecerão nos quiosques Moai (Centro), do Bezerra (Cibratel) e Requint’s (Bopiranga). Confira mais informações.

Confira os locais onde as tendas itinerantes irão percorrer:

Data Horário Locais
8 a 11 de fevereiro 8 às 18 horas Loty, Satélite/Guarda Civil e Suarão