Publicado em: 03/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:19

Mais de 87 toneladas de lixo são recolhidas das praias após a virada de ano

SERVIÇOS - Número foi atualizado até a manhã do dia 2; operação especial de limpeza continuará em dias de shows e festivais

Programação especial será mantida em dias de shows e festivais

A tradicional queima de fogos da virada faz a alegria do público presente nas praias, mas as marcas da passagem são deixadas pelas areias logo nos minutos seguintes. Por conta disso, a equipe da Secretaria de Serviços e Urbanização realizou uma operação especial logo na madrugada de segunda-feira (1º) e até a manhã do dia seguinte, coletou mais de 87 toneladas no espaço que vai do Suarão até o Gaivota. A programação especial será mantida em dias de shows e festivais.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Mais de 100 funcionários, entre garis, motoristas, operadores de máquinas, ajudantes gerais e encarregados, incluindo das Regionais, entraram em ação para garantir que tudo ficasse em ordem o mais rápido possível. O equipamento também foi vasto: seis caminhões basculantes toco, seis caminhões basculantes truck, uma carreta, sete retroescavadeiras, duas pá-carregadeiras, três minicarregadeiras, dois caminhões carrocerias, seis caminhões coletores e um trator agrícola.

Além do Réveillon, que teve atrações na Praia dos Sonhos e no Gaivota, e dos dias em que haverá atrações do Verão, o trabalho continuará normalmente com a varrição a partir das 5 horas, também acontecendo nos períodos da tarde e da noite. O efetivo da coleta nas ruas aumentará em 20% durante a temporada e o transbordo funcionará 24 horas por conta da crescente demanda.

CONSCIENTIZAÇÃO – Entre os produtos tradicionalmente mais encontrados, estão sacos plásticos, papéis, garrafas pet e, principalmente, de vidro, cujos estilhaços podem machucar as outras pessoas e causar danos sérios. Além disso, os animais marinhos são os principais afetados, caso entrem em contato com esse tipo de lixo gerado pelos banhistas.

Palavras-chave: , , , , , , ,