Publicado em: 19/01/2018 - Última modificação: 04/04/2018 - 17:51

Com alimentos frescos e de qualidade, Feira do Produtor é sucesso aos sábados

AGRICULTURA - A Feira acontece das 8 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal Anchieta (Rua Cunha Moreira, Centro)

Frutas, verduras, hortaliças e legumes orgânicos podem ser encontrados na Feira da Agricultura Familiar de Itanhaém

Uma boa alimentação é indispensável para se manter saudável no dia a dia. Por isso, é fundamental que as famílias tenham à mesa produtos fresquinhos e de qualidade. Parte dos produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar de Itanhaém é de origem orgânica (frutas, verduras, hortaliças e legumes) e pode encontrada na Feira da Agricultura Familiar de Itanhaém, que acontece todos os sábados, das 8 às 16 horas, no estacionamento do Paço Municipal Anchieta (Rua Cunha Moreira, Centro).

O projeto ‘Feira da Agricultura Familiar de Itanhaém’ foi elaborado em 2009, sendo colocado em prática dois anos depois, e firma a política de Segurança Alimentar Nutricional local, que conta com o Programa Banco de Alimentos, Programa de Aquisição da Agricultura Familiar (PAA), nas modalidades Compra para Doação Simultânea e Alimentação Escolar.

É uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura e Banco de Alimentos, a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco (Amibra), e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal. Tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade.

SELO DE QUALIDADE – Atestando a qualidade oferecida pela Feira do Produtor, nos produtos pode ser encontrado o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF). É uma ferramenta de visibilidade e valorização dos agricultores familiares, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para quem produz, o Selo é instrumento de agregação de valor e de identidade e para quem adquire o resultado é a garantia de saber a origem dos produtos consumidos, além de contribuir para a promoção da sustentabilidade, da responsabilidade social e ambiental, e da valorização da produção regional e da cultura local. Atualmente, a identificação beneficia cerca de 110 mil agricultores familiares no Brasil.

Palavras-chave: , , , ,