Publicado em: 20/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Mutirão de limpeza recolhe 11.394 lixos na praia

VERÃO NO CLIMA - Foram 78 quilos, entre plásticos, papéis e outros materiais que podem causar sérios danos aos animais marinhos

A ação foi realizada no período da manhã, o suficiente para encontrar uma extensa lista de resíduos no “Praião”

No último dia 20, munícipes e membros de entidades deram as mãos e trataram de limpar o ambiente que é compartilhado por todos. O mutirão de limpeza do projeto Verão no Clima, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Itanhaém, reuniu 96 pessoas na praia do Centro, onde foram recolhidos 78 quilos de lixo, sobretudo plásticos, papéis e outros materiais que são utilizados por banhistas e podem causar sérios danos aos animais marinhos. No total, foram 11.394 itens.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A relação é extensa: latinhas de cerveja ou refrigerante, copos, tampas, lacres, palitos de madeira, caixas de cigarro, isopores, lata de tinta, fraldas, talheres de plástico, vidros, alumínios, chinelos e apetrechos de pesca, entre diversos outros itens, incluindo até mesmo uma dentadura.

Foram 8.919 bitucas de cigarro, o equivalente a 7 kg de um material que contém diversas substâncias tóxicas. Além disso, por tipo, a coleta teve 32,5 kg de plástico (de diversos tipos), 6,5 kg de metal, 10 kg de papel e 9 kg de vidro – somando tudo, 78 kg.

A ação foi realizada no período da manhã. Os participantes que se inscreveram anteriormente na ação receberam seus kits com camiseta, par de luvas e sacola. Posteriormente, eles se dividiram em equipes, separados por tipo de material coletado.

É o caso de três integrantes do Grupo Conviver, da terceira idade, que foram com total disposição para a tarefa deste sábado. Maria Auxiliadora da Silva, de 69 anos, ficou a cargo das bitucas de cigarro; Maria Cecília Rodrigues de Moraes, de 70, ficou no time dos canudos; Helena da Conceição Santos, de 74, recolheu itens de plástico em geral. No final, elas acompanharam o grupo numa visita ao Instituto Gremar e conheceram as instalações da entidade.

“Fiquei sabendo da ação pelo pessoal do Conviver. As pessoas têm que se conscientizar, não podem jogar tanta sujeira na praia. Os animais sofrem com isso. Nós não podemos cooperar, juntar as coisas numa sacolinha? Seria bem mais prático”, afirmou Maria Auxiliadora.

“Nós estamos tirando a sujeira justamente para as próximas gerações. Podemos não estar aqui para ver como as praias ficarão no futuro, mas os nossos filhos e netos estarão”, disse Maria Cecília. Por sua vez, Helena mostrou-se disposta a participar de mais atividades no futuro: “Já estou acostumada porque estou há muito tempo no Conviver. A gente ajuda no que precisar, por isso eu participo deste grupo com muito orgulho”.

VERÃO NO CLIMA – As tendas itinerantes estarão em diversos pontos da Cidade até o fim do Carnaval, por isso, milhares de visitantes e moradores do litoral ainda passarão pelas tendas de conscientização e limpeza. As organizações não governamentais (ONGs) que apoiam o Verão no Clima em Itanhaém são Instituto Gremar, Associação Ecológica Tucuxi e Ecosurf. Confira mais clicando aqui.

QUIOSQUE NO CLIMA – O lançamento oficial aconteceu no dia 11, com ações em três estabelecimentos visando orientar os clientes sobre os materiais e os locais de descarte, a atenção com produtos (especialmente de plástico) e a readequação dos próprios hábitos dos funcionários. As atividades acontecem nos quiosques Moai (Centro), do Bezerra (Cibratel) e Requint’s (Bopiranga). Clique para ver mais detalhes.

1ª CAMINHADA E CORRIDA AMBIENTAL – Será no próximo sábado (27), na Nova Orla, com o intuito de orientar os banhistas sobre a preservação ambiental por meio da atividade esportiva, uma vez que o local reúne praticantes diariamente. As inscrições já foram esgotadas para as duas provas.

Confira a programação das tendas itinerantes nas praias:

DATA HORÁRIO LOCAIS
25 de janeiro 8 às 18 horas Praia dos Sonhos e dos Pescadores
26 de janeiro 10 às 20 horas Praia dos Pescadores (Regado a Reggae)
27 de janeiro 8 às 13 horas
15 às 20 horas
Centro (corrida e caminhada)
Praia dos Pescadores (Regado a Reggae)
28 de janeiro 8 às 18 horas Centro e Boca da Barra (Travessia Harry Forssell)
1 a 4 de fevereiro 8 às 18 horas Gaivota, Bopiranga e Cibratel
8 a 11 de fevereiro 8 às 18 horas Loty, Satélite/Guarda Civil e Suarão