Serviços
acessibilidade



Publicado em: 22/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15
[email protected]

Economia criativa: feira artesanal dá oportunidade aos trabalhadores da região

ARTE CIDADÃ - Exposição vem para trazer visibilidade às artes dos artesãos



Feira de artesanato envolve 32 artesãos vinculados a associações

Compartilhar:

A feira de artesanato Arte Cidadã reúne, até o próximo sábado (27), 32 expositores vinculados a associações na Praça Narciso de Andrade, das 16 às 21 horas. O evento é realizado pela Secretaria de Relações do Trabalho e tem como objetivo ressaltar o artesanato da região. Todos os participantes possuem carteira da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco). A mostra faz parte das ações do Verão Criativo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“O trabalho é totalmente manual, e a cidade de Itanhaém possui muitos artesãos que estavam esperando por este evento para divulgar o seu trabalho”, diz uma das organizadoras do evento, Maristela Soto. A Sutaco, que cadastra os artesãos da Cidade, hoje tem um número aproximado de 810 na lista.

O trabalho envolve não só a criatividade e experiência, mas traz aos artesãos a gratificação de ter seus itens valorizados pela população e garantir uma renda por meio dos próprios dons. A professora aposentada e atualmente artesã Joyce Dória Leandro, moradora de Itanhaém há 12 anos, afirma: “Além de ser um ótimo exercício mental, a iniciativa garante oportunidades de emprego para muitas pessoas que precisam desta fonte de renda”.

Muitos turistas e moradores passaram pela feira e tiveram o prestígio de apreciar os trabalhos dos artesãos do Município. A assistente social Cecília Cardoso, da cidade de São Paulo, diz ser apaixonada por artesanato e acha muito importante a divulgação do trabalho artesanal.

“O evento traz para as pessoas a questão da criatividade, onde cada um vai expor o seu trabalho, além de ser uma terapia, pois as pessoas muitas vezes precisam fazer algo para melhorar a autoestima. Por trabalhar como assistente social, nós vivemos situações muito pesadas, então acredito que precisamos de algo terapêutico para cuidar da gente. Você não cuida de ninguém se você não se cuidar”, afirmou Cecília.


Palavras-chave: , , , , , ,