Publicado em: 22/01/2018 - Última modificação: 25/01/2018 - 18:42

Maior espécie de raia do mundo é tema de palestra desta sexta no Gremar

MEIO AMBIENTE - A atividade é gratuita e acontecerá na base de estabilização da Avenida Presidente Vargas, 611, Centro, a partir das 16 horas

Continuando a programação especial de Verão elaborada pelo Instituto Gremar, nesta sexta-feira (26), será realizada uma palestra sobre mantas, uma espécie que atualmente está classificada como vulnerável a extinção. A atividade do Projeto Mantas do Brasil é gratuita e acontecerá na base de estabilização da Avenida Presidente Vargas, 611, Centro, a partir das 16 horas. Mais informações pelo telefone (13) 3426-8168 ou pelo e-mail eambiental.gremar@gmail.com.

Confira o site especial com a Programação de Verão 2018

A “Manta birostris” é considerada a maior espécie de raia do mundo, sendo chamada também por outros nomes como jamanta ou morcego-do-mar. Os intuitos são de estimar o tamanho populacional da raia manta no Brasil, determinar suas rotas migratórias na costa, conscientizar as pessoas sobre o uso sustentável do litoral e observar o cumprimento da proteção da espécie no Brasil.

Como parte das ações, o Mantas do Brasil realiza a educação ambiental para públicos de todas as idades e vários segmentos, como pescadores, mergulhadores, professores e órgãos governamentais, a fim de transmitir não só o conhecimento científico sobre o animal, mas também a todos os riscos a que estão expostos. O projeto é realizado pelo Instituto Laje Viva e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2010, e pela CODESP, desde 2015.

Na semana passada, o Instituto Butantan realizou uma atividade sobre serpentes, com o intuito de desmistificar as espécies, uma vez que o público em geral possui muitas dúvidas sobre o seu comportamento. O instituto é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, desenvolvendo pesquisas e estudos sobre os animais e métodos de inovação nos processos de produção e controle dos produtos. Anteriormente, o Aquário de Peruíbe e o Projeto Albatroz também expuseram seus trabalhos no local, e o Instituto Ecofaxina irá em data a ser confirmada.

Palavras-chave: , , ,