Publicado em: 26/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Captação de recursos com Nota Fiscal Paulista e Destinação Criança é destaque em palestra

SOCIAL - Encontro teve como objetivo ampliar o acesso a recursos oficiais e fortalecer as organizações da sociedade civil e conselhos deliberativos

Profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e convidados explanaram sobre os caminhos para a captação de recursos

Uma consultoria para orientar e esclarecer dúvidas do terceiro setor e de conselhos sobre a captação de recursos disponíveis, entre eles, na Nota Fiscal Paulista, na Destinação Criança e também no Imposto de Renda de pessoa física. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (25), no Centro de Convenções Miguel Reale, na Praia dos Pescadores.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Confira as fotos

Desde os mais simples, como a Nota Fiscal Paulista e o Imposto de Renda – de pessoa física -, até projetos específicos, o encontro teve como objetivo ampliar o acesso a recursos oficiais e fortalecer as organizações da sociedade civil e conselhos deliberativos.

Outro ponto também abordado no evento foi o programa Destinação Criança, em que qualquer pessoa ou empresa pode doar valores descontados no Imposto de Renda. Neste caso, o valor em questão é inserido numa conta do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), responsável por escolher os projetos que serão apoiados, por intermédio de editais.

O Destinação Criança incentiva entidades assistenciais da Cidade com o apoio da Receita Federal, por intermédio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). E como funciona? Pessoas físicas podem contribuir com até 6% do Imposto de Renda ao longo do ano em depósito em conta corrente do fundo. Já as empresas (pessoas jurídicas) podem doar o limite de 1% do IR, com base no Lucro Real.

Os profissionais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e convidados explanaram sobre os caminhos para a captação de recursos. “Este ano vamos focar na capacitação técnica e no diagnóstico das famílias que nós atendemos. A assistência social tem o objetivo de fortalecer o vínculo com essas pessoas para que elas consigam suportar as dificuldades da vida, por meio de organizações com dança, teatro, oficina de artesanato e panificação. Hoje trabalhei com eles sobre como identificar as famílias que precisam estar nos grupos, nas organizações, e trazê-las para uma das atividades”, ressalta a diretora técnica da proteção especial do Municipal, Silvana Rodrigues Costa.

Palavras-chave: , , ,