Publicado em: 29/01/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Torneio de rugby reúne fãs nas areias da Praia dos Sonhos

ESPORTE - Iniciativa foi da equipe Barbatanas, da Cidade, que realiza treinos gratuitos

Os campeões foram o Band Rugby (feminino) e o Amigos MD (masculino)

O fim de semana foi repleto de atrações na Cidade, e o esporte não ficou de fora disso. Para quem passou no sábado (27) pela Praia dos Sonhos, uma modalidade pouco conhecida do público estava agitando as areias: o rugby, com a realização do 1º Torneio Rugbeach Verão em Itanhaém. A iniciativa foi da equipe Barbatanas, da Cidade, que realiza treinos gratuitos.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Equipes de diversos pontos do Estado chegaram logo cedo para prestigiar a competição. Entre as mulheres, o título ficou com os paulistanos do Band Rugby, que superou o São José Rugby (de São José dos Campos) na decisão. Completaram o pódio as equipes do Pasteur e do SP Barbarians, também da Capital. A melhor jogadora do torneio foi Bruna, do Band.

No masculino, os times de São Paulo dominaram novamente, com vitória do Amigos MD para cima do Mackenzie Rugby. O 3º colocado foi o Beach Champa’s e o 4º foi o Tatuapé Rugby. O grande destaque individual foi Jackson, do Armada Rugby, equipe da Baixada Santista.

No total, 460 atletas estiveram presentes ao redor das duas arenas montadas. “Estimamos que mais de 600 pessoas tenham passado pelo local durante o dia, contando também espectadores e familiares, além dos próprios banhistas. Os atletas adoraram a Cidade, e aqueles que se instalaram com antecedência e permaneceram após o evento aproveitaram bastante”, disse Samuel Alexandre, idealizador e fundador do Barbatanas Rugby.

“Conversamos o tempo todo com líderes, capitães e responsáveis pelos times, sendo que todos afirmaram que comparecerão ao próximo Rugbeach, que já está programado para janeiro de 2019. Além disso, temos a intenção de realizar novos eventos por aqui, ainda neste ano, trazendo turismo esportivo, fomentando o comércio e hotelaria locais”, completou Alexandre.

BARBATANAS – Os treinos acontecem às terças e quintas, no Centro, das 19 às 21 horas (feminino) e das 20 às 22 horas (masculino); já aos sábados, na Praia dos Sonhos, a partir das 15 horas – no mesmo local da competição do dia 27. As atividades são gratuitas, sendo recomendável apenas que os praticantes estejam vestidos adequadamente. Integram a equipe os treinadores Naiara Pantel e Adjalma “Carioca” Neto, e os preparadores físicos Irio Arias e Vitor Galvão.

ESPORTE – Tem origem inglesa e é bastante difundido no Reino Unido, França, Argentina e principalmente em antigas colônias britânicas, como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. É considerado um “primo” tanto do futebol quanto do futebol americano. Conhecido pelo intenso contato físico entre os praticantes, ele é jogado primariamente com as mãos, em que os jogadores procuram chegar à área do adversário – lance conhecido como “try”. Outra pontuação vem dos chutes, cujo gol tem formato de “H”. No rugby de praia, não há traves, valendo apenas o “try”, que conta apenas 1 ponto; o campo tem 35m x 25m e as equipes jogam com cinco atletas.

Palavras-chave: , , ,