Publicado em: 02/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Iniciadas as obras de reurbanização da Alameda Emídio de Souza

PONTO TURÍSTICO - Local terá um novo calçadão com lajotas retangulares, iluminação ornamental e bancos, ganhando aspecto semelhante à Nova Orla

Um dos mais belos e visitados pontos turísticos de Itanhaém, a Alameda Emídio de Souza vai estar de cara nova em breve. A Prefeitura de Itanhaém começou as obras de reurbanização do local, que terá um novo calçadão com lajotas retangulares, iluminação ornamental e bancos, ganhando aspecto semelhante à Nova Orla do Centro e da Praia dos Sonhos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

No último dia 30, começaram os trabalhos de remoção das antigas lajotas, guias, sarjetas e calçadas. O trecho que será reurbanizado começa na Praça Bernardino de Souza Pereira (próxima à Ponte Sertório Domiciano da Silva, sobre o Rio Itanhaém) e vai até a Rua Sebastião das Dores (em direção ao novo Centro de Convenções).

O local atrai visitantes diariamente por oferecer diversas opções de lazer. É ideal para pesca amadora, esportiva ou artesanal e um ambiente muito agradável para toda a família, por sua tranquilidade e bela vista. O passeio de barco também é um dos atrativos que completam o cenário.

A reurbanização da Alameda Emídio de Souza é fruto de um convênio da Prefeitura de Itanhaém com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), da Secretaria Estadual de Turismo, celebrado no ano passado. O pacote de obras contempla ainda a pavimentação de trechos da marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), a reurbanização do Píer do Guaraú e a reforma da Praça Ibrahim Hanna Barchim (Gaivota).

HOMENAGEM – O local homenageia um dos personagens mais importantes da história da Cidade, o pintor, poeta e teatrólogo Emídio de Souza. Primeiro pintor primativista do Brasil, Emídio nasceu em Itanhaém no dia 21 de maio de 1867 e foi auxiliar de Benedito Calixto, outro eminente itanhaense. Um dos grandes intelectuais de sua época, Emídio de Souza também se destacou na literatura, onde publicou 21 contos folclóricos denominados “Contos da Roça”. Faleceu em 1949, aos 82 anos.

Palavras-chave: , , , , ,