Serviços
acessibilidade



Publicado em: 02/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15
[email protected]

Professores iniciam ano letivo com palestra sobre construção de vínculos na sala de aula

ABERTURA - Palestrante falou sobre as competências socioemocionais, como exercitar a empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação



Júlio Furtado é professor universitário e já realizou trabalhos em Itanhaém

Compartilhar:

Na última quinta-feira (1º), foi realizada a abertura de mais um ano letivo em Itanhaém. O evento aconteceu no Espaço Cultural Suarão e contou com a presença do palestrante Júlio Furtado, que falou sobre “A construção de vínculos na sala de aula”. As aulas começam na próxima segunda-feira (5), em toda a Rede Municipal de Ensino.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O palestrante falou sobre as competências socioemocionais, como exercitar a empatia, diálogo, resolução de conflitos e cooperação, além de conhecer-se, apreciar-se, ter autocrítica, reconhecer suas emoções e a dos outros. Além disso, conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) também foram abordados. Júlio Furtado ainda enfatizou a importância da equidade, ou seja, uma educação básica como direito de todas as crianças e jovens.

“Trabalhei aqui em Itanhaém em 2013 e 2014, então conheço boa parte da equipe. Fizemos um ano inteiro de treinamento sobre avaliação, metodologia e disciplina, que foi bastante produtivo. Hoje, o assunto é a construção de vínculos na sala de aula, e dentro do tema abordamos a importância do professor manter uma relação pessoal de qualidade com o aluno. Isso partindo do princípio que, a partir do momento que o aluno começa a gostar do professor, ele aprende melhor”, disse Júlio.

Ele já ministrou mais de 1.900 palestras e cursos para professores e gestores escolares, passando por aproximadamente 1.000 cidades no país. Ele é professor universitário, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia, além de Pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo. Especialista em Programação Neurolinguística, é diplomado em Psicopedagogia e doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana (Cuba), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Conversei com muitas pessoas hoje e percebo que os professores estão retornando do recesso com muita vontade. Temos um grupo muito unido, que pode superar novos desafios. Nada melhor do que começar o ano letivo com os ensinamentos do professor Júlio, que fala sobre as relações interpessoais e o respeito”, disse o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes. Também participaram da solenidade de abertura os vereadores Alder Ferreira Valadão, Hugo Di Lallo e Peterson Gonzaga Dias, além da secretária-adjunta de Educação, Cultura e Esportes, Luci Cristina Charif.


Palavras-chave: , , ,