Serviços
acessibilidade



Publicado em: 08/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15
[email protected]

Museu Conceição de Itanhaém é opção para quem quer um passeio cultural no Carnaval

TURISMO - Tem Carnaval para aqueles que não gostam de folia; a diversão é conhecer os lugares históricos de Itanhaém



Museu está localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico

Compartilhar:

O Museu Conceição de Itanhaém está esperando a visita dos “foliões por cultura” no Carnaval. Aqueles que preferem visitar lugares históricos a acompanhar a multidão poderão conhecer mais sobre a segunda Cidade mais antiga do Brasil, além de descobrir artistas e histórias locais. O museu está localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, e o horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas. A taxa de entrada é de R$ 2,00 – exceto para crianças com menos de 12 anos, idosos com mais de 60 e pessoas com necessidades especiais.

Confira as fotos

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Antigo patrimônio histórico, o Museu Conceição de Itanhaém é um acervo eclético que agrega diversos acontecimentos importantes da cidade. Por lá, estão registrados eventos e pessoas importantes para o Município. Entre documentos, fotos, peças e histórias que acrescentam à cultura de Itanhaém, estão expostos uma gama de objetos históricos e  quadros de quem foi ícone artístico da Cidade. O pintor itanhaense Bernardino de Souza Pereira tem sua maleta com pincéis e tintas exibidas no museu, também a boina que ele usava, entre outros objetos e quadros de sua autoria.

No local, também se encontram objetos onde antigamente se fazia farinha, exposição de uma urna funerária indígena que foi encontrada no quintal de uma casa por moradores, uma cela que conta sobre a tradicional Festa do Divino (a qual faz parte do turismo religioso de Itanhaém) e também um acervo da novela Mulheres de Areia, gravada na Cidade no ano de 1973, pela Rede Tupi.

O conhecimento cultural e histórico leva os visitantes a outro horizonte quando se trata de uma cidade litorânea e histórica como Itanhaém. A turista Tatiane Silva de Santos, diz que visitar os pontos turísticos daqui trouxe mais conhecimento, além de muitas curiosidades, como saber que a novela Mulheres de Areia foi gravada na Cidade. “Eu não tinha imaginado o que ia encontrar aqui. Quando a gente fala de Itanhaém, geralmente pensamos nas praias. Quando cheguei, vi que também tem muita história e cultura”, afirma.


Palavras-chave: , , , ,