Publicado em: 20/02/2018 - Última modificação: 27/02/2018 - 22:46

Programa Jovem Cidadão oferece oportunidade de estágio a estudantes

CHANCE - Iniciativa tem como objetivo “romper” as barreiras que causam o desemprego entre adolescentes

Estudantes do sistema público estadual, matriculados no Ensino Médio, podem se inscrever no programa Jovem Cidadão para conseguir uma oportunidade de estágio nas empresas do Município. Os alunos da 3º ano devem se inscrever até maio e 2º ano até 31 de dezembro; para participar, é necessário ter idade entre 16 e 21 anos e frequência regular na escola. A inscrição pode ser feita pelo portal do Jovem Cidadão ou pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com RG e RA escolar.

O Programa Jovem Cidadão oferece, por meio de um estágio remunerado, a oportunidade de jovens estudantes ingressarem no mercado de trabalho, adquirir habilidades e conhecimentos para sua carreira profissional. A iniciativa tem como objetivo “romper” as barreiras que causam o desemprego entre os adolescentes, como falta de experiência, idade e nível de escolaridade. Integrar estudantes de baixa renda familiar ao mercado é uma das prioridades do programa.

O estágio conta com uma bolsa garantida pelo Estado de São Paulo no valor fixo de R$ 65,00, além da bolsa-estágio, que é paga pela empresa. O valor a ser pago pelo empregador varia de acordo com a carga horária do estudante, pois o programa disponibiliza uma variação de horário entre quatro, cinco e seis horas trabalhadas, que são definidas na contratação.

O período do contrato é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, mediante autorização da coordenação do programa, e poderá ser cumprido nos cinco dias da semana, entre 6 e 22 horas. As vagas concorridas pelos estudantes são organizadas por um ranking socioeconômico definido pelo sistema: para cada vaga aberta, o PAT encaminhará três alunos da escola mais próxima do local de trabalho ofertado.

O processo de seleção, admissão e contratação envolve o Programa Jovem Cidadão, a Secretaria Municipal de Relações do Trabalho, o estudante e seus responsáveis. Para mais informações sobre o programa, acesse o site, ligue no telefone (11) 3241-7485 ou mande um e-mail para coordenacao@jovemcidadao.sp.gov.br.

Palavras-chave: , , ,