Publicado em: 21/02/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

PIB de Itanhaém registra crescimento econômico de 4,7% e ultrapassa R$ 1,5 bi

DESENVOLVIMENTO - O índice mede a riqueza de uma região, sendo um importante indicador para a elaboração de políticas públicas

O PIB é o índice que mede a riqueza de uma região, sendo um importante indicador para a elaboração de políticas públicas

Dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do Governo do Estado de São Paulo, comprovam mais uma vez o crescimento econômico de Itanhaém nos últimos anos. O Produto Interno Bruto (PIB) do Município subiu 4,7% em 2015, em relação ao ano anterior. O índice mede a riqueza de uma região, sendo um importante indicador para a elaboração de políticas públicas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Este é o estudo mais recente do PIB municipal e, no mesmo período, o do Brasil registrou o pior índice em 25 anos: um tombo de -3,8%. “Os números apontados pela Fundação são extraordinários. Em 2015, terceiro ano do nosso Governo, o país já estava vivendo uma profunda crise econômica e isso impactou todas as cidades. Ainda assim, Itanhaém andou na contramão, o que mostra que estamos no caminho certo”, analisou o prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes.

Segundo o Seade, a soma de todas as riquezas de Itanhaém está em R$ 1,505 bilhões, contra R$ 1,434 bilhões em 2014. Os setores de comércio e serviços representam grande parte da economia itanhaense (88,34%). Já a indústria corresponde a 8,68% do PIB, enquanto a agropecuária é responsável por 2,98%.

Segundo Marco Aurélio, colaboraram para a expansão econômica os investimentos recebidos do poder público nos últimos anos e lembrou a recente retomada na geração de empregos. “Trabalhamos forte para impulsionar o desenvolvimento econômico da Cidade com incentivos ao empreendedorismo, além dos investimentos públicos. Foram mais de 250 ruas pavimentadas, o que valoriza os imóveis, revitalizamos os mais importantes pontos turísticos, entregamos 1.350 casas populares, fortalecemos a agricultura familiar, entre outras iniciativas. Tudo isso traz emprego, renda e desenvolvimento social para a nossa população. Inclusive, dados do Governo Federal apontam cinco meses seguidos de aumento no número de vagas de trabalho”.

No período entre 2002 e 2014, o crescimento econômico do Município foi ainda maior: um salto de 397,37%. Em 2002, a soma de todas as riquezas da Cidade era de R$ 378,74 milhões, em comparação com os atuais R$ 1, 505 bilhões.

Outro importante dado sobre o crescimento socioeconômico é o PIB per capta (a soma de todos os bens, divididos pela quantidade de habitantes). Em Itanhaém, a evolução foi de 3,41% (R$ 15.641,00 em 2014 contra R$ 16.193,00 em 2015). Considerando os números de 2002, o aumento foi de 320,29%.

ESTUDO – O levantamento oficial do PIB Municipal em todo o Estado de São Paulo é realizado anualmente pela Fundação Seade. A publicação dos números ocorre com dois anos de “atraso” e, por isso, os últimos dados são de 2015. Em dezembro deste ano deve sair o levantamento referente ao ano de 2016.

O estudo completo da Fundação Seade pode ser conferido no link: http://www.seade.gov.br/produtos/pib-municipal/.

Palavras-chave: , , , ,