Publicado em: 01/03/2018 - Última modificação: 13/03/2018 - 20:33

Alerta: defeso do camarão segue até 31 de maio

PESCA - A paralisação temporária é necessária para a preservação de uma determinada espécie

Iniciativa visa conscientizar os consumidores, pescadores artesanais e empresas armadoras de pesca quanto à preservação das espécies

A Secretaria de Planejamento e Meio de Itanhaém alerta os pescadores da Cidade sobre o início da campanha de defeso do camarão, que começou nesta quinta-feira (1º) em todo o litoral paulista. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo juntamente com a Fundação Florestal e visa a conscientização dos consumidores, pescadores artesanais e empresas armadoras de pesca quanto à preservação das espécies.

O defeso acontece até 31 de maio. É quando ocorre a paralisação temporária da pesca para a preservação de uma determinada espécie, tendo em vista a reprodução da mesma. Ficam proibidos a captura, o transporte, o armazenamento e a comercialização das espécies de camarão rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça. O defeso protege as espécies durante o período de reprodução e crescimento, garantindo a recuperação dos estoques pesqueiros para o futuro, evitando, assim, sua extinção, além de assegurar a manutenção da atividade pesqueira.

Os comerciantes só poderão vender camarão mediante uma declaração de estoque comprovando que o mesmo foi pescado antes do período do defeso. Essa consignação é emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e deverá ser entregue até o sétimo dia após o inicio do defeso.

Palavras-chave: , , , ,