Publicado em: 01/03/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:15

Quer empreender? Sebrae auxilia diretamente quem deseja começar um negócio

EMPREENDEDORISMO - Plataforma auxilia os interessados a estruturar seu negócio por meio de cursos e consultorias

Iniciativa reúne diversos programas e cursos a empreendedores

Empreender tem se tornado uma alternativa para quem antes trabalhava com carteira assinada. Devido à crise econômica, muitos começaram a investir nas próprias ideias para gerar renda e ter o seu negócio. O Sebrae oferece diversas ferramentas que ensinam como se tornar um empreendedor. O serviço vai desde sugestões de negócios a cursos e formalização de empresas que auxiliam os futuros e atuais empreendedores.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O roteiro para criar um empreendimento busca, no primeiro passo, organizar as ideias de negócios que o empreendedor deseja ter. Na sequência, é necessário avaliar se você tem perfil para empreender. O Sebrae ensina o futuro empreendedor a fazer um plano de negócios que dá direcionamento para gerir a empresa. Organização também é um fator importante e, antes de iniciar os trabalhos, o Portal Sebrae dá dicas de como obter créditos para iniciar a ideia.

O Banco do Povo Paulista, fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Itanhaém e o Governo do Estado de São Paulo, oferece microcrédito a pessoas físicas e jurídicas que querem iniciar ou ampliar seu empreendimento, com objetivo de promover a geração de emprego e renda. O valor de crédito concedido a pessoas físicas vai de R$ 200,00 a R$ 5.000,00; para pessoas jurídicas é de R$ 200,00 a R$ 25.000,00, com juros de 0,35% ao mês. Para saber as condições necessárias para obter o crédito, entre em contato com o Banco do Povo de Itanhaém pelos telefones (13) 3427-6234 ou (13) 3426-9669.

Para iniciar um empreendimento, o futuro empreendedor precisa escolher o porte da empresa que deseja abrir de acordo com seu ramo de atividade. Ser um trabalhador formal facilita as ações da empresa, negociações e parcerias. Para isso, o Sebrae dá informações de como se tornar um Microempreendedor Individual ou ter uma Micro Empresa, formalizando seu serviço para começar a estruturá-lo. O site do Sebrae oferece cursos de capacitação gratuita on-line, que envolvem diversas categorias de negócios para empreendedores atuais e pessoas que pretendem abrir um negócio.

A empreendedora Márcia Zanco desenvolveu um novo produto para seu ramo de atividade, que é a confecção: o jaleco anti-pelo foi elaborado por ela após pedidos de clientes que queriam uma peça que não grudasse pelos, especificamente para a área de pet shop. Depois de testes e avaliações, o jaleco ficou pronto e as vendas começaram.

No início, o que a ajudou no empreendimento foram os cursos do Sebrae, como administração, gestão e consultoria financeira, que a plataforma realizou para a empresa. “A plataforma do Sebrae é bastante válida para quem quer começar um empreendimento e não tem ideia de como gerenciar. Ela auxilia nas questões pessoais e empresariais. A consultoria financeira que recebi me ajudou a ter uma noção maior dos gastos e lucros adquiridos em cada venda”, afirma Márcia.

O Sebrae realiza consultorias nas áreas de administração, marketing, finanças, jurídica e alimentação fora do lar. As consultorias presenciais são realizadas no Sebrae da Baixada Santista (Avenida Ana Costa, 418, em Santos). Para mais informações, o telefone é (13) 3208-0010.

Palavras-chave: , , , ,