Serviços
acessibilidade



Publicado em: 13/03/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17
[email protected]

Aluno da Banda Marcial de Itanhaém se prepara para dar aulas

MÚSICA - A Banda Marcial ‘Narciso de Oliveira Filho’ tem sido de extrema importância na formação de jovens que querem seguir o caminho musical



Rafael se prepara para começar a lecionar no Projeto Guri em Santos

Compartilhar:

Rafael Nascimento é um apaixonado por música. Ele tem apenas 18 anos, sendo oito deles no Projeto Guri e cinco na Banda Marcial de Itanhaém. Agora, ele segue uma nova etapa em sua carreira: o jovem se prepara para começar, nesta terça-feira (13), a dar aulas de bateria e percussão no Projeto Guri, localizado na zona Noroeste de Santos.

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Ele conheceu o programa após uma visita feita em 2010 na escola em que estudava, a EM Harry Forssell, no Oásis. Ao ouvir depoimentos dos professores e alunos, se interessou, achou o projeto diferente e resolveu participar. Em 2013 recebeu um convite de seu professor, Israel Henrique Santos, para ingressar na Casa da Música Antônio Bruno Zwarg, que fica localizada no Belas Artes (Rua Oscar Pereira da Silva, 202).

Após um ano na Casa da Música, aperfeiçoando seus conhecimentos em bateria e percussão, Rafael ingressou na Banda Marcial de Itanhaém ‘Narciso de Oliveira Filho’, onde está até hoje. A partir daí, ele começou a se dedicar de forma integral aos estudos de música, ganhando cada vez mais experiência com as viagens e apresentações realizadas.

Ao saber que seriam abertos testes para professor do Projeto Guri no começo deste ano, Rafael se inscreveu, apenas para “testar”, como ele mesmo disse. Depois de um mês, veio o resultado positivo. Agora, ele pretende continuar morando em Itanhaém, e também quer fazer uma faculdade de música. “Dar aula é uma experiência legal, uma sensação diferente, gratificante”, explicou.

CONJUNTO – A Banda Marcial ‘Narciso de Oliveira Filho’ tem sido de extrema importância na formação de jovens como Rafael, que optam por seguir o caminho da música. A Casa da Música Antônio Bruno Zwarg e a Banda Marcial procuram realizar um trabalho individual com o jovem, dando conselhos e orientações, ensinando a disciplina, o valor do trabalho em grupo, a paciência e a cooperação.

“Projetos como este são importantes, pois tiram os jovens da rua e os ensinam a tocar um instrumento. A música faz com que eles se desenvolvam socialmente e intelectualmente, além de melhorarem o desempenho escolar”, afirma o instrutor cultural Israel Henrique Santos. Rafael é o seu primeiro aluno a tornar-se professor, e para ele esta conquista é como um ciclo que se fecha em sua vida. “A alegria é ver alunos como ele, que seguem pelo bom caminho”, complementa.


Palavras-chave: , ,