Publicado em: 14/03/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Mais de 600 crianças são beneficiadas pelo programa Vivaleite

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Iniciativa auxilia famílias inseridas no cadastro único das unidades de equipamentos à assistência social

Programa acompanha famílias com avaliações e dados antropométricos

Há mais de dez anos, o programa Vivaleite entrega cerca de 10.110 litros de leite por mês e beneficia mais de 674 famílias no Município que estão cadastradas no programa Bolsa Família e, durante o período de auxílio, elas são assistidas pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com avaliações antropométricas e nutricionais. O leite disponibilizado previne a deficiência das vitaminas A e D, além de contribuir contra a anemia ferropriva. O programa é fruto de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Itanhaém, que promove assistência a grupos em situação de vulnerabilidade.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Rita Aparecida de Cássia Ferreira mora em Itanhaém há dois anos e recebe o leite para suas filhas Evellyn Ferreira de Santos e Renata Ferreira Santos: “Conheci o programa Vivaleite por meio de uma vizinha e fui até o PAAS América para saber como participar. O leite tem me ajudado muito neste período em que estou desempregada, minhas filhas ganharam peso e a qualidade é muito boa”, afirma Rita.

Ivonete da Silva Brito Cruz também é beneficiada com o produto para sua filha desde os 6 meses de idade e diz ser grata ao programa pelo auxílio. “O Vivaleite é muito bom para quem não tem condições. Nos momentos de dificuldades, o que nos ajuda é o leite. Além disso, somos muito bem atendidas aqui”.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogélio Salceda, destaca a importância do projeto e do acompanhamento que é realizado durante o ano: “O programa Vivaleite no Município possui um número crescente de famílias cadastradas e a partir dessa iniciativa diminui os índices de vulnerabilidade social. O projeto atende a distribuição gratuita do leite pasteurizado enriquecido com ferro e vitaminas. A Secretaria de Desenvolvimento Social estabelece uma relação com as famílias participantes abordando assuntos como as propriedades e qualidade do leite, nutrição e a importância da segurança alimentar”.

A iniciativa trabalha com dez postos de distribuição na Cidade. Podem participar famílias com crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade social. O sistema avalia as condições de vulnerabilidade da família cadastrada e detecta a necessidade de participação. Cada criança tem direito a 15 litros de leite por mês. O auxílio é dado a até duas crianças por família dentro dos critérios de elegibilidade do programa, e a entrega é realizada semanalmente às segundas e sextas-feiras.

Para participar, é necessário comparecer ao CRAS e PAAS de referência do bairro para agendar o Cadastro Único (CadUnico), e estar munido dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho para maiores de 18 anos, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, declaração escolar para estudantes e carteira de vacinação para menores de 15 anos, além dos documentos de todos os residentes.

Confira abaixo os postos de distribuição do Vivaleite no Município

LOCAL                  ENDEREÇO BAIRRO