Publicado em: 27/03/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Após 45 anos, paisagens são lembradas como cenário de Mulheres de Areia

NOVELA - Folhetim de Ivani Ribeiro apresentou Itanhaém para o Brasil; Praia dos Pescadores é visitada por curiosos e fãs até hoje

(foto divulgação) A primeira cena da novela foi ao ar em 26 de março de 1973 e se estendeu até 5 de fevereiro de 1974, na extinta TV Tupi

Eva Wilma emprestou sua imagem às gêmeas Ruth e Raquel (primeira versão), Itanhaém emprestou suas belezas naturais para dar vida à história criada em torno da novela Mulheres de Areia. As gravações da primeira versão do folhetim de Ivani Ribeiro tornaram-se sucesso nacional em 1973, e não apenas evidenciou os atores da época como também aguçou a curiosidade dos fãs sobre o cenário onde foram gravados os capítulos. Mesmo após 45 anos, a Praia dos Pescadores ainda é relembrada pelas belezas naturais que serviram de pano de fundo para as narrativas da trama.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A primeira cena da novela foi ao ar em 26 de março de 1973 e se estendeu até 5 de fevereiro de 1974, na extinta TV Tupi, com um total de 253 capítulos. O sucesso prolongou as gravações que antes durariam apenas seis meses para mais de um ano. A fama correu, e com ela fãs de diferentes cidades do país fretavam ônibus para conhecer os bastidores de uma das maiores audiências da teledramaturgia brasileira. Moradores até hoje lembram os bastidores e os ídolos daquela época.

A estátua para a novela foi esculpida pelas mãos do ator Serafim Gonzalez, que, na ficção, produziu as esculturas que eram do personagem Tonho da Lua, interpretado pelo ator Gianfrancesco Guarnieri. “A novela causou e ainda causa movimentação turística na Cidade. Sou perguntado toda semana onde fica a estátua que fez sucesso na TV, um legado deixado pela novela há anos”, conta o morador Augusto Biancardi, de 56 anos.

O casal protagonista era Ruth (Eva Wilma) e Marcos (Carlos Zara), inesquecível para o público até os dias atuais, que arrancou suspiros dos fãs. “A casa da Ruth e da Raquel na novela era também o camarim dos atores. Eles permaneciam por horas lá. Lembro-me de Eva Wilma e Carlos Zara. Nossa, eles eram lindos”, conta Dulcineia Fão, de 55 anos. “No início eles ficavam quase que diariamente, depois; aos fins de semana. Todas as vezes que penso na minha infância, um filme passa pela cabeça. As pessoas aguardavam ansiosamente os artistas aparecerem. Meu pai trazia para a casa os scripts, e nós brincávamos com as falas dos atores”, lembra aos risos.

Naquela época, Adoniran Barbosa, cantor e compositor brasileiro de ‘Saudosa Maloca’, passou por Itanhaém durante as gravações da novela, como lembra Edson Sobral, tenente aposentado, de 75 anos. “Ele ficava na praia, e às vezes reunia os atores e a produção para um luau”. Sobral e mais nove policiais faziam a segurança dos artistas. “Eles só davam autógrafo com fila autorizada pela gente. Pessoas de diferentes partes vieram para conhecer a Cidade e as locações. Nós temos benefício até hoje, pois quando se fala de Mulheres de Areia, se fala de Itanhaém”.

Outro fato curioso foi a participação do morador Servílio Batista, pescador que virou ator. Com o fim da novela, ele voltou à sua realidade. “Ele era o “ator” principal da pescaria, gravada quase todos os dias. Quando penso em Mulheres de Areia, uma imagem maravilhosa que vem à mente, primeiramente por causa das estrelas que compuseram o elenco”, enaltece Sobral.

Orlando Bifulco Sobrinho, de 80 anos, foi o prefeito no período em que as gravações ocorreram no Município. A novela projetou Itanhaém para o âmbito nacional. “Houve, realmente, uma divulgação. Na época, quando eles nos procuraram mostrando interesse em fazer a novela aqui, a gente fez um esforço para poder viabilizá-la. Havia muito entusiasmo das pessoas, eu próprio apareci na novela, nas últimas cenas do concurso das esculturas de areia”, brinca.

O cantor Celso Ricardi emprestou sua voz para a trilha sonora do casal protagonista, Ruth e Marcos. Ele não imaginava o grande sucesso nacional e como isso refletiria diretamente na sua carreira. “Recebi o convite para gravar uma música para a novela que seria rodada em Itanhaém. A produtora me apresentou um disco que havia sido lançado recentemente nos Estados Unidos, uma música de Paul Anka, e fizemos uma adaptação, uma versão em português, e a música ficou com o título ‘Te Amo Eternamente’, tema principal da novela. Foi muito importante para a minha carreira. Quando Mulheres de Areia se tornou sucesso, consequentemente a música também seguiu para o mesmo caminho. Ultrapassou qualquer expectativa, sem dúvida”.

Palavras-chave: , , , ,