Publicado em: 02/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

GCM inicia atuação armada nas ruas; ação faz parte do programa Cidade Segura

SEGURANÇA - Foram entregues pistolas semiautomáticas, calibre .380, para os guardas municipais, que começaram a atuar armados

O Estatuto Geral das Guardas Municipais, aprovado em 2014, deu mais atribuições às Guardas Municipais de todo país, entre elas, o direito ao porte de arma de fogo

A Guarda Civil Municipal (GCM) está preparada para o exercício de suas funções, somando esforços aos demais órgãos de Segurança Pública de Itanhaém e zelando pelos espaços públicos. Em solenidade no último dia 28, na sede da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal, foram entregues as primeiras pistolas semiautomáticas calibre .380 para os guardas municipais, que começaram a atuar armados. Ação faz parte do programa municipal Cidade Segura. Para isso, os GCMs passam por treinamento rigoroso, visando o melhor atendimento à população. O curso é ministrado por oficiais da Polícia Federal com vasta experiência.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

O artigo 16 da Lei Federal do Estatuto Geral das Guardas Municipais, aprovado em 2014, deu mais atribuições às GCMs de todo país, entre elas, o direito ao porte de arma de fogo, além de patrulhamento preventivo, colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas que contribuam para a segurança do cidadão, auxiliar na segurança de eventos, interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança da comunidade, entre outros.

Para o prefeito Marco Aurélio Gomes, esta é a realização de um trabalho sério, comprometido e pioneiro na Cidade. “Quero parabenizar todos os guardas pelo empenho e responsabilidade durante o período de implantação deste projeto, desde o processo seletivo até as aulas teóricas e práticas. Desejo sucesso no trabalho diário de cada GCM e dizer que nós confiamos no trabalho e na capacidade de cada um de vocês para o cumprimento desta função”, destacou.

Para o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Milton Saldiba Passareli de Campos Júnior, o momento é importante para apresentação da Guarda Civil Municipal para a população. “A partir de agora, passamos por uma transformação, aumentamos nossas responsabilidades e temos a oportunidade de colaborar com maior sensação de segurança e tranquilidade para nossa população”.

Palavras-chave: , ,