Publicado em: 04/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Doar leite materno é um gesto de amor e pode salvar vidas

COLABORE - Além do leite, o Cescrim também precisa de doação de potes de vidro com tampa de plástico, pois são neles que são armazenados os leites

Estoque do Cescrim está abaixo da média. Mães com leite excedente podem procurar o local para saber como fazer a doação

Doar leite materno pode salvar muitas vidas. Se você amamenta e tem leite excedente, por que não fazer um gesto de amor e beneficiar bebês que precisam deste alimento? Há 16 anos existe em Itanhaém o Posto de Coleta de Leite Humano, localizado no Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim Paula Vegas). No local, mães encontram toda a assistência sobre como doar e o material necessário para esta contribuição tão importante para a vida dos bebês.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

De acordo com a enfermeira do Cescrim, Maria Élia Passos de Lima Santana, o estoque atende a UTI Neonatal do Hospital Regional de Itanhaém e às crianças que passam por consultas pelo Cescrim que possuem baixo peso. “O estoque está baixo e nós incentivamos as mães que podem doar que façam este gesto”. Ainda de acordo com a enfermeira, a amamentação também é reforçada. “Não há necessidade de dar outros alimentos ao bebê, pois o leite materno é o mais rico em nutrientes”.

Atualmente, no Cescrim há em média 17 doadoras. O número é ainda baixo, por isso, Maria Élia reforça a importância da doação. Para ser uma doadora é necessário manter hábitos saudáveis, como o não uso do cigarro, álcool, entre outras drogas, pois essas substâncias são altamente prejudiciais ao bebê; não abusar da automedicação (na primeira consulta após o parto, o médico é quem deverá avaliar quais os remédios poderão ser administrados) e também não possuir diagnóstico que impossibilite a doação.

A mulher poderá procurar o Cescrim das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Após o cadastro, o Centro fornecerá as informações necessárias para o procedimento de coleta, seguido do material que inclui touca, máscara e vidro esterilizado. Há ainda a possibilidade de ter o leite coletado e recolhido em casa por meio da coleta domiciliar onde o Cescrim faz a busca semanal das doações.

O local também precisa de doação de potes de vidro com tampa de plástico, que podem ser de palmito, café solúvel, conservas, entre outros, pois são neles que são guardados os leites. “Cada vidro para nós faz a diferença. Então, quem tiver em casa e puder trazer para nós será uma grande ajuda”, ressalta Maria Élia.

O Cescrim está localizado na Avenida Tiradentes, 184, Jd. Mosteiro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (13) 3426-3197.

Palavras-chave: , ,