Serviços
acessibilidade



Publicado em: 04/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 12:17
[email protected]

“É pouco discutido entre a terceira idade”, diz aposentada sobre o uso de preservativo

CONSCIENTIZAÇÃO - Levantamento aponta que o número de casos de Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV, aumentou entre o público com idade acima de 60 anos



Tema é alarmante e segue tendência no âmbito mundial

Compartilhar:

“Acho que o uso do preservativo é fundamental para uma vida saudável. Não é porque você está na terceira idade que não tem que usar”, endossa a professora aposentada Vera Lúcia Marciano, de 60 anos, sobre os riscos da relação sexual sem proteção que têm influenciado a vida do idoso. Pode não parecer, mas dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostrou que em dez anos o número de idosos com HIV teve um aumento significativo: crescimento de 103%, somente no Brasil.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

“Uma vida sexual você tem que preservar usando preservativo, e eu uso. Qualquer doença, de uma forma geral, se você não se prevenir, se você não se cuidar, vai acabar morrendo e passando doença para o seu parceiro, prejudicando o seu relacionamento”, explica Vera, que diz que o assunto é natural, mas ainda é tratado como um tabu entre os idosos. “Infelizmente o ser humano tem vergonha de conversar. Deveria ser uma coisa natural, normalmente como qualquer assunto. Sou casada há 42 anos e estou tranquila com relação a isso”.

Dados divulgados pelo Boletim Epidemiológico de 2017 apontam que em 2016 foram contabilizados 1.294 casos com o vírus, um crescimento de 15% no índice de pessoas com idade de 60 anos. Em 2015, o crescimento ainda é maior: aumento de 51,16%, com 1.125 casos confirmados, quando comparados aos números de 2014, um registro de 856 diagnósticos confirmados. Em 2016, o índice foi ainda pior, com 2.217 casos confirmados.

O tema é alarmante e segue tendência no âmbito mundial. Isto porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que se o ritmo de infectados seguir como está, o número será ainda maior. Em 2030, 70% da população mundial com mais de 60 anos terá contraído o vírus da AIDS.

 


Palavras-chave: , , , ,