Serviços
acessibilidade



Publicado em: 04/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08
[email protected]

Mutirão castra 160 animais entre cães e gatos machos

CASTRAÇÃO - Procedimento diminui o abandono de animais, previne doenças nas vias uterinas, gestação psicológica, entre outros benefícios



A AICAD realiza o mutirão anualmente e há cinco anos castra cães e gatos

Compartilhar:

A castração é considerada um ato de amor e contribui para que os animais tenham uma vida mais saudável. No último dia 29, a Associação Itanhaense de Cuidados aos Animais Domésticos (AICAD) realizou um mutirão de castração gratuita para cães e gatos machos. Nesta edição, foram castrados 160 animais, com o auxílio de uma equipe que estava entre profissionais, estudantes de medicina veterinária e voluntários.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

A organização executa essas ações há cinco anos e se preparou para além de castrar, garantir a recuperação dos bichinhos. Portanto, um dos requisitos para realizar a castração dos animais, era adquirir os medicamentos necessários para o pós-operatório. O objetivo principal da AICAD é reduzir o número de animais abandonados e dar a oportunidade a pessoas que não têm condições de pagar por um serviço particular.

A associação ressalta a importância da castração que reduz o riso de câncer de próstata, gestação indesejada, doenças nas vias uterinas e órgãos genitais, o número de animais abandonados e a gestação psicológica nas fêmeas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil existe mais de 30 milhões de animais abandonados entre cães e gatos, cada casal de cães que deixa de ser castrado tem capacidade de gerar 80 mil filhotes. Já os casais de gatos têm capacidade de reproduzir 70 mil filhotes.


Palavras-chave: , ,