Publicado em: 12/04/2018 - Última modificação: 16/11/2020 - 13:08

Centro de Operações e Inteligência realiza balanço de ocorrências

SEGURANÇA - A central de monitoramento registrou, somente no ano passado, 17.065 ocorrências

Ação faz parte do Programa Cidade Segura, desenvolvido pelo Governo Municipal

Buscando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos e turistas que visitam o Município, a Prefeitura de Itanhaém criou o Centro de Operações e Inteligência (COI), no ano de 2015. Os números referentes ao ano passado mostram o quanto o serviço é importante para colaborar com a segurança da população. A central de monitoramento registrou, no ano passado, 17.065 ocorrências. São 47 câmeras distribuídas em pontos onde existe maior concentração de movimento na Cidade. A ação faz parte do Programa Cidade Segura, desenvolvido pelo Governo Municipal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

De janeiro a junho, foram 7.038 ocorrências registradas e 10.027 no segundo semestre de 2017. Os casos são classificados em diversas naturezas como, por exemplo, violação de domicílio, roubos, furtos e tentativas, invasão de propriedade, vandalismo contra patrimônio, abuso do som alto e estacionamento proibido. Além disso, para auxiliar a segurança da população, com o Estatuto Geral das Guardas Municipais, aprovado em 2014, a Guarda Civil Municipal (GCM) já atua armada.

A sede do COI está instalada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE). No local, a equipe integrada pela Guarda Civil Municipal e Agentes de Trânsito está em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há algum tipo de problema. Além disso, a central de monitoramento mantém comunicação ágil com as polícias Militar e Civil, o que torna rápida a comunicação com as viaturas. As duas corporações utilizam as imagens registradas pelo COI para solucionar crimes.

No total, são 47 câmeras; destas, 15 são da tecnologia speed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As outras 32 são modelos fixos, que, além de prestarem respaldo às demais, também oferecem maior precisão nos registros.

Em caso de fatos em que foi elaborado Boletim de Ocorrência Policial, a população pode solicitar o acesso às imagens por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança Municipal. O interessado deve preencher um documento de solicitação e, além da original, estar com a cópia do B.O.

Após esse procedimento, as imagens ficam à disposição da Polícia Militar, Civil e a Justiça para investigações. Se as autoridades requererem posse das imagens, a solicitação também é feita por meio de documento, por ofício. Todas as imagens ficam no sistema durante um período de 30 dias após o registro. A Secretaria está localizada na Rua Capitão Manoel Bento, 19, Centro. O telefone de contato é (13) 3426-5789 / 3426-5790.

Palavras-chave: , ,