Publicado em: 12/04/2018 - Última modificação: 19/04/2018 - 14:15

Participação feminina na agricultura familiar é tema de encontro nesta sexta

CAMPO - Evento acontecerá na Associação dos Cabos e Soldados da PM, localizada na Avenida São Leopoldo Mandic, 81, Nova Itanhaém

Na ocasião, serão entregues 13 selos SIPAF Mulheres Rurais, que visa identificar a produção feminina

Nesta sexta-feira (20), Itanhaém realizará, às 8h30, o II Encontro da Agricultura Familiar. O evento acontecerá na Associação dos Cabos e Soldados da PM, localizada na Avenida São Leopoldo Mandic, 81, Nova Itanhaém, e faz parte das comemorações dos 486 anos do Município. Na ocasião, serão entregues 13 Selos de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) “Mulheres Rurais”, sendo as únicas do país a receberem o título que visa identificar a produção feminina, reconhecendo o papel estratégico das mulheres na luta pela garantia da soberania alimentar, promovendo o protagonismo delas no desenvolvimento sustentável. Ao todo, 31 SIPAFs serão entregues.

O SIPAF é uma ferramenta de visibilidade e valorização dos agricultores familiares, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Seu uso é de caráter voluntário e representa um sinal identificador de produtos, cujo objetivo é fortalecer a identidade social da agricultura familiar perante os consumidores, informar e divulgar a presença significativa da agricultura familiar nos produtos.

AGRICULTURA FAMILIAR – É a grande responsável pela produção da maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros. São quase 87% da mandioca, 70% do feijão, 58% do leite, 50% das aves, 59% dos suínos, 46% do milho, 38% do café e 34% do arroz produzidos no país vêm dessa forma de agricultura reconhecida pela diversidade de produção.

Palavras-chave: , , , ,